Powered By Blogger

Feliz Natal

domingo, 16 de março de 2008

Roma Antiga

Resumão

ROMA


Planta medieval de Roma. Fonte: brasileironoexterior

Alguns autores acreditam que Roma foi fundada pelos etruscos. Entre os anos de 900 e 800 a.C., a península itálica encontrava-se sob o domínio dos etruscos que, com sua técnica agrária, trouxeram a civilização e a urbanização para aquela região.

Os etruscos se instalaram em Lácio (Latium), região central da Itália onde se encontra Roma. e usaram a população local no cultivo, avançando nos setores de comércio e indústria. O primeiro rei de Roma teria sido etrusco, posteriormente substituído por monarcas latinos. As tribos latinas viveriam ainda o período neolítico quando os etruscos os substituíram, com suas técnicas agrárias.

Há ainda outra tese que atribui a fundação de Roma às próprias populações do Lácio. Roma teria se originado de um forte construído por latinos e sabinos no monte Capitolino, às margens do rio Tibre. Isso se procura demonstrar com o fato de que as mais antigas instituições romanas têm denominação de origem latina, como, por exemplo, rex, tribus, magister, curia. Roma, portanto, já existiria quando os etruscos a subjugaram.

Segundo o historiador Tito Lívio (59 a.C.-17 d.C.), a sacerdotisa Réia Sílvia deu à luz a dois gêmeos, Rômulo e Remo, a quem Amúlio, rei de Alba Longa, condenou à morte, ordenando que fossem lançados ao rio Tibre. Mas as crianças foram encontradas e criadas por pastores. Ao crescerem conheceram o avô, Numitor, pai de Régia e primogênito com direito ao trono de Alba, mas que fora destronado pelo irmão Amúlio.

Ao tomar conhecimento de toda a história, Rômulo e Remo guerrearam para devolver o trono ao pai. Assim feito, resolveram aproveitar sua condição de nobres, e tiveram a idéia de fundar uma cidade no local onde haviam sido criados. A região pastoral vinha recebendo o contingente de excedentes das cidades nos arredores que não paravam de crescer.

"A esses projetos veio mesclar-se a ambição de reinar, paixão hereditária, que transformou em conflito criminoso um empreendimento de início bastante pacífico" — diz Tito Lívio*.

Como apenas um poderia ser o rei, após uma série de disputas, Rômulo teria matado Remo ficando "senhor absoluto do poder, e a cidadela fundada tomou o nome do fundador".

_________
* Tito Lívio, História de Roma: Ab Urbe Condita Libri. 1º vol. São Paulo: Paumape, 1989. p. 27.

Cronologia

Fonte principal: Prof. Ederval Camargo Rocha


Século III

BAIXO IMPÉRIO (Declínio e queda)

IMPÉRIO

ALTO IMPÉRIO (auge da civilização)

Século I

REPÚBLICA:

a) Senado e Magistraturas: patrícios

b) Lutas sociais: concessões à plebe

c) expansão territorial e crise política

Século VIII a.C.

ROMA


Rômulo e Remo. Estátua de bronze, 500-480 a.C. Museu do Capitólio, Roma.


Charge mostrando o pastor Fáustulo encontrando Rômulo e Remo



Monarquia

de 753a.C. até 509 a.C.

Estrutura

a) Rei escolhido pela Assembléia curial, com poder limitado pelo Senado

b) Assembléia Curial formada por cidadãos em idade militar cuja função era:

i. elaborar as leis

ii. votar nas leis

iii. escolher o Rei

c) Senado ou Conselho dos Anciãos, um órgão consultivo ao qual cabia:

i. aprovar ou rejeitar as leis elaboradas pelo rei.

d) Patrícios: camada superior da sociedade


Charge mostrando o pastor Fáustulo
encontrando Rômulo e Remo

e) Plebeus: camada inferior da sociedade


Os plebeus podiam ser ricos comerciantes, fazendeiros, artesãos
até mendigos, mas nunca eram patrícios. Eram a maioria.

Gens era o que distinguia Patrícios de Plebeus, somente os patrícios pertenciam às gentes (plural de gens).

Em Roma: Gens - cúria - tribo

Na Grécia: Genos - fratria – tribo

Características político-econômicas

a) A estabilidade romana é decorrente do latifúndio escravagista que ali se estabeleceu sem que a Grécia tivesse conhecimento de suas proporções, e que proporcionou para os patrícios, o controle sobre os rumos da sociedade.

b) A situação política e econômica, e o fortalecimento militar levou Roma à condição de cidade-Estado, sede de um poderoso império.


Centurião


Embaixador


Legionário

Império

Nos últimos três reinados etruscos, em razão do incessante aumento de poder dos patrícios com o recrutamento de clientes, ampliou-se a desigualdade entre patrícios e plebeus.

Estrutura social

a) Clientes: ligavam-se a uma família de patrícios (clientela) e respondiam por obrigações políticas, militares e econômicas.

i. A princípio, os clientes se diferenciavam dos plebeus, mas com o tempo, se fundiram.

b) Escravos: originavam dos povos conquistados, mas formavam um grupo reduzido.

Monarquia

a) Foram sete reinados

b) Cada rei com sua autoridade limitada e fiscalizada pelos patrícios

c) A organização social era estruturada pelos gens (pater-família)

d) Economia consistia em agricultura, comércio e artesanato

e) Último rei etrusco reinou até 509 a. C.

Os sete primeiros
reis de Roma

753 a.C.

Romulus: o lendário fundador de Roma junto de seu irmão gêmeo Remus. Romulus mata Remus e torna-se o primeiro rei em 753 a.C.



+/- 700 a.C.

Numa Pompilius: durante o seu reinado criou o calendário romano, instituiu a função Pontifex Maximus e fundou a ordem das Virgens de Vestal



Séc. VII a.C.

Tullus Hostilius: construiu o primeiro senado romano conhecido como Curia Hostilia.



Última metade do séc. VII a.C.

Ancus Martius: construiu a Prisão de Mamertine em razão dos crescentes problemas criminais que surgiam com o crescimento da cidade. Ele também fundou o porto de Ostia que trouxe para Roma uma base para sua frota naval. O exército era eventualmente derrotado pelos etruscos, o que fez com que um rei etrusco viesse reger Roma.



+/- 600 a.C.

Tarquinus Pricus: de origem etrusca, introduziu novas técnicas de construção, com arcadas arredondadas como as construções etruscas. Construiu o Fórum Romano e estendeu sua influência derrotando os povos da região, mas foi morto pelos nacionalistas romanos que temiam a força da ocupação etrusca.



578-534 a.C.

Servius Tullios: filho de Tarquinus Pricus. Construiu as primeiras muralhas de pedra para proteger Roma dos ataques inimigos. Reorganizou o exército e fundou as instituições democráticas para as que conduziram à República.



534-509 a.C.

Tarquinius Superbus: O último dos sete monarcas cujo nome significava Tarquin, o orgulhoso. Sua origem etrusca o tornava impopular entre os romanos. Trouxe para Roma artistas e arquitetos etruscos e construiu o Templo de Júpiter. Continuou com a política expansionista, conquistando e sitiando os arredores, até que ocorreu o famoso Estupro de Lucrece, atiçando a revolta dos romanos que culminou na fundação da República Romana em 509 a.C. Tarquinus Superbus foi forçado a se exilar em Caere, atual Cerveteri, cidade da região do Lácio, sob o domínio etrusco na época.



A VIDA NA ROMA ANTIGA



Cozinha em taberna de Roma antiga



A população não possuía muitas facilidades para cozinhar, por isso, segundo Felipe Fernandez-Armesto autor de Food: a History, havia muitas tabernas que comercializavam pratos quentes (fast-food).

Tudo o que os romanos usualmente comiam podia ser encontrado nessas lojas ou tavernas, incluindo lingüiças quentes, pão, queijo, datas e claro que, vinho.

As fotografias, em Pompéia, a seguir mostram, primeiro, uma padaria com moinho de trigo e forno, em seguida um balcão de alimentos quentes de uma cantina "fast-food" e, por último, um brinquedo infantil — um boneco gladiador.



"O dia das elites era dividido em três partes. Pela manhã, recebiam, em suas residências, seus “clientes”, aqueles que lhes davam prestígio e apoio político em troca de favores de todo tipo (uma prática até hoje escancarada na Câmara e no Senado do imperador Inassius Lula Mindinus). À tarde, reuniam-se com seus pares em uma das quatro termas de banho da cidade. Ali fechavam negócios, fofocavam e traçavam artimanhas.

A noite chegava com a principal refeição do dia e com a principal atividade social da comunidade: nas confortáveis e finamente decoradas residências aconteciam os jantares intermináveis, muitas vezes terminados nas antológicas orgias romanas.

Nas ruas comerciais, estabelecimentos de todo tipo fervilhavam servindo fregueses. Padarias onde o trigo era moído e transformado em pão em engenhosos fornos, biroscas “fast food”, precursoras do MacDonald’s ou dos restaurantes “por quilo” de hoje, lavanderias onde os tecidos eram pisoteados por escravos em tanques cheios de ácido úrico — ótimo removedor de gorduras, coletado publicamente dos transeuntes em pinicos gigantescos postados na entrada da loja e até mesmo um serviço 7x24. Em operação durante as 24 horas de todos os sete dias da semana, os lupanares de Pompéia atendiam freguesia com tara ou sem tara, tímidos ou sapecas nas práticas libidinosas, mas oficializadas e regulamentadas da prostituição.

Em casas de dois andares, divididas em cubículos com leitos de alvenaria e ilustrações das especialidades da casa, moças de difícil vida fácil exerciam a profissão mais antiga da humanidade." (texto de: berlinieri.spaces.live.com)

Banhos públicos



Os banhos públicos também ofereciam opções de alimentação ou de leitura em espécies de lanchonetes ou livrarias, bem como serviço de cabeleireiro, de modo a oferecer todo tipo de conforto aos cidadãos romanos.

Tepidarium em Pompéia



Tepidarium era o local do banho morno (tépido) nas Termas romanas, o banho público da Roma Antiga. Era um grande círculo no corredor central, para onde todos os outros corredores se dirigiam. Provavelmente era local onde os banhistas se agrupavam antes de se dirigir a um dos outros banhos (no Caldarium ou no Frigidarium).

O Tepidarium era ornamentado por ricos mármores e belos mosaicos; recebia sua iluminação através de janelas de ventilação nos lados, na frente e na parte de trás — parece ser o lugar destinado para as mais belas obras de arte. (Fonte: Wikipédia)

Banho público em Pompéia



Galerias jardinadas em residência de Roma antiga



Priapus, deus da fertilidade, protetor da
horticultura e da vinicultura


Afresco: Priapus

Gastronomia da Roma antiga


Natureza morta. Fresco de Pompéia.

Economia de Roma



ECONOMIA ROMANA

URBANA
COMERCIAL
MONETÁRIA

Fundação e desenvolvimento de numerosas cidades
Abastecimento de todas as regiões conquistadas
Circulação de grande quantidade
de moeda





Simulação em 3D de Roma Antiga. Parte de um porjeto do
Institute for Advanced Technology in the
Humanities da University of Virginia, nos Estados Unidos
usado para fazer pesquisas sobre a vida na Antiga Roma.
As simulações são atualizadas a cada descoberta arqueológica.

Arquitetura da Roma antiga


Fonte de Trevi em Roma

Caverna subterrânea em Nápoles



A cidade de Nápoles, Itália, foi construída sobre quilômetros e quilômetros de reservatórios greco-romanos, que são túneis subterrâneos.

continua®

Um comentário:

Ana Claudia Dantas disse...

O texto acima, Roma Antiga, foi integralmente copiado do blog http://pre-vestibular.arteblog.com.br. Trata-se se uma pesquisa que eu pessoalmente fiz para o blog pré-vestibular e que postei no dia 19 de junho de 2007 no endereço http://pre-vestibular.arteblog.com.br/49189/ROMA-Monarquia-753-509-a-C/#lienpermanent
Em vista disso, e considerando o padrão ético utilizado para a exposição de materiais didáticos na internet, acredito que é importante, principalmente em se tratando de um texto educativo, informar, na cópia postada em seu blog, a autoria verdadeira do artigo, ou o endereço completo daquele que primeiro o copiou.
Eu agradeceria se a senhora referenciasse a autoria correta.
Por favor, confira.
As imagens também estão à disposição.
Um abraço
Ana Claudia Dantas