Powered By Blogger

Feliz Natal

domingo, 30 de março de 2008

Pré-História-Trô-Integrado-1º ano

O período que vai do aparecimento do homem ate o aparecimento da escrita chama-se PRÉ-HISTÓRIA.

Durante todo esse período , o homem foi acumulando conhecimentos e aperfeiçoando seus instrumentos; aprendeu a produzir e a utilizar o fogo ; desenvolveu formas de expressão oral ; com a agricultura, ele tornou-se sedentário.

Devida a ausência de documentação escrita sobre o período pré-histórico, seu conhecimento nos e dado pela a analise de seus vestígios deixados nas cavernas e nas regiões ocupadas pelo homem daquela época, instrumentos, armas, restos de alimentos, etc. Os historiadores não conseguem sequer determinar o local que serviu de berço para a espécie humana.

Acredita-se, porém, a região do sul da Ásia ou a África central.

A evolução cultural do homem não se processou ao mesmo tempo e no mesmo grau em toda a terra.

Costuma-se dividir a pré-história nos seguintes períodos: PALEOLÍTICO e NEOLÍTICO.



PALEOLÍTICO:

O primeiro período da pré-história denomina-se paleolítico ou idade da pedra lascada.

Inicia-se com o aparecimento do homem e termina com a revolução agrícola.

As principais características desse período são:

-Homem com aparência simiesca.

-Instrumentos rudimentares feitos de pedra lascada.

-Habitavam as copas das arvores ou as cavernas.

-Conheciam o fogo mas não faziam uso dele.

-Arte pouco desenvolvida.

-Havia preocupação com os mortos.



NEOLÍTICO:

Denomina-se neolítico o período compreendido entre o aparecimento da agricultura e o aparecimento da escrita.

E impossível determinar cronologicamente o inicio e o termino desse período, já que, como vimos, a evolução cultural da humanidade não se processou de maneira uniforme. Ainda hoje perduram culturas neolíticas. Entre elas , podemos citar a dos papuas , que vivem na Nova Guine.

A passagem do paleolítico para o neolítico dá-se através da revolução agrícola. O homem, começando a praticar a agricultura, deixa de ser coletor para ser produtor de alimentos. Com isso, consegue exercer maior domínio sobre o meio do que qualquer dos seus predecessores.

O cultivo da terra gerou varias transformações na vida da humanidade. Enquanto no paleolítico os povos eram nômades , isto e, andavam a procura de alimentos, no neolítico adquiriram condições de sedentarização, pois a passagem para produtor lhes garantia uma forma muito mais segura de sobrevivência. Alem disso, obtiveram a possibilidade de estocar alimentos. Essa nova situação traz como conseqüência a melhora do padrão de vida da humanidade, a diminuição da mortalidade, e um aumento muito mais rápido de população .

Se no período paleolítico , o homem como coletor, habitava as cavernas , agora, no neolítico como produtor, procura morar próximo aos lugares mais férteis. Constrói, então, habitações nas margens de rios e lagos, denominadas palafitas.

Outra conseqüência da agricultura e o aparecimento da divisão do trabalho .

Enquanto o homem pratica a caça e a pesca, a mulher fica reservado o papel de plantar e colher alimentos. Gradativamente , e introduzida a atividade do pastoreio, com a finalidade de abastecimento e tração.

Pode-se destacar ,ainda, como características desse período :

-Invenção da roda.

-Cerâmica.

-Invenção de barcos.

-Instrumentação da pedra polida.

No final do período , inicia-se a utilização dos metais. Numa primeira fase, usa-se o cobre como era encontrado na natureza . Em seguida , aparecem técnicas de fundição, que levaram a obtenção de metais mais resistentes. Conseguia-se obter o bronze através da liga de cobre e estanho e funde-se o ferro .Com isso , confeccionaram-se instrumentos mais perfeitos.

Com o correr do tempo , as técnicas foram se aperfeiçoando . As construções tornaram-se mais diferenciadas e, na agricultura, iniciou-se a irrigação do solo.

Quando o homem criou a escrita, iniciaram-se os tempos históricos. Foi possível , então, uma reconstrução sistemática da historia.


PINTURAS:

As pinturas em cavernas, são repletas de cenas do cotidiano dos brasileiros primitivos referentes ao trabalho, a guerra ,ao desenvolvimento etc. Expressam toda a sensibilidade humana face a realidade. As primeiras impressões de nossos antepassados sobre o mundo, bem como, a necessidade humana de comunicar-se com o próximo daquela época e com o próximo que ainda estaria para vir. Isto acontece a cada visão, a cada toque nos objetos primitivos, porque assim e estabelecido um elo entre aqueles primeiros brasileiros e os brasileiros de hoje.

Nenhum comentário: