Powered By Blogger

Feliz Natal

domingo, 30 de março de 2008

Questões variadas de História

13- As revoluções burguesas localizadas entre o final do século 17 e o final do século 18 foram fundamentais para que o Sistema Capitalista criasse condições políticas para o seu pleno desenvolvimento na Europa Ocidental. Entre as alternativas abaixo indique a mais significativa revolução burguesa do final do século 18

a) Revolução Gloriosa
b) Revolução Francesa
c) Revolução dos Cravos
d) Revolução dos Boxers
e) Revolução Cultural
Resposta: B
Resolução: Das alternativas apresentadas, duas (Gloriosa e Francesa) podem ser consideradas como revoluções burguesas e se enquadram no período descrito; e apenas uma, a Revolução Francesa, ocorreu no final do século 18, eliminando o Antigo Regime no país.


14- A colonização portuguesa no Brasil perdurou quase 300 anos. A forma de colonização foi denominada pela historiografia como Antigo Sistema Colonial. Entre as alternativas abaixo assinale as características desse sistema.

a) Escravidão, produção para o consumo interno e minifúndios
b) Trabalho assalariado, produção industrial e exportação
c) Escravidão, agroexportação e latifúndio
d) Trabalho assalariado, agroexportação e latifúndio
e) Escravidão, produção industrial e exportação
Resposta: C
Resolução: O Antigo Sistema Colonial foi imposto pela metrópole a colônia pelo pacto colonial e possuía uma estrutura básica, formada pelo latifúndio, monocultura, voltada para exportação (exclusivamente para a metrópole ou segundo seus interesses) e trabalho escravo.



15- O final da Ditadura Militar no Brasil (1964/1985) foi marcado por um movimento popular e político-partidário que aglutinou diversas forças políticas durante o seu processo. Foi um movimento que levou milhares de pessoas às ruas conclamando a redemocratização do Brasil, Assinale entre as alternativas abaixo o nome desse movimento.

a) Movimento dos "Cara Pintada"
b) Movimento pelas Diretas-Já
c) Greves do ABC paulista
d) Guerra de Canudos
e) Revolta da Armada
Resposta: B
Resolução: Desde o final de 1983 se iniciou um movimento para a realização de eleições diretas para Presidente da República no Brasil, que pretendia ampliar a idéia de redemocratização. No ano anterior os governadores estaduais haviam sido eleitos pelo voto direto. Em 1984 esse movimento se ampliou e envolveu diversos partidos políticos e várias entidades da sociedade civil, apoiando uma Emenda Constitucional que possibilitaria as eleições presidenciais.



16- A sociedade Feudal é considerada uma sociedade estamental, profundamente marcada pelo domínio da nobreza rural européia que, além de dominar os meios de produção, detinha o poder político.
Sobre a sociedade feudal é correto afirmar que era basicamente dividida entre

a) senhores e servos.
b) patrícios e plebeus.
c) burguesia e proletariado.
d) clero e servos.
e) democratas e conservadores.
Resposta: A
Resolução:Existem duas visões nos livros de história sobre a sociedade feudal, uma a considera dividida em duas classes antagônicas - senhores feudais e servos. Outra, considera a existência de três camadas, incluindo o clero como uma camada intermediária. Vale lembrar que, apesar de características peculiares, o clero era formado por homens de origem nobre (alto clero) ou de origem servil (baixo clero).

Nenhum comentário: