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Feliz Natal

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Legado Grego- 1AM-1BM-1CM-1AT-1BT-1CT-1QUIMICA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PELOTAS
História - Anita Leocádia Carrasco Pereyra




O Legado Grego

Como a maior parte dos povos da Antiguidade,os gregos eram
politeístas. Seus deuses, entretanto ,assim como os seres humanos,
eram dotados de sentimentos de raiva,de ódio,de compaixão. A
maioria dessas divindades habitava o monte Olimpo,a mais alta
montanha da península Balcânica. Segundo a mitologia grega
(conjunto de mitos e crenças daquele povo), alguns desses deuses
chegaram a manter relações sexuais com seres humanos, gerando
filhos conhecidos como heróis ou semideuses.
A religião dos gregos não tinha dogmas ou mandamentos. Desde
que não provocasse a fúria divina, a crença era livre.O culto religioso
tinha o objetivo de assegurar proteção ao indivíduo,à família ou à
cidade.
A divindade mais importante era Zeus, considerado deus dos deuses
do Olimpo. Senhor dos raios e da chuva ,era também o protetor de toda
a Grécia. Havia inúmeras divindades,dentre as quais as mais conhecidas
são:
*Hera, esposa de Zeus,protetora do casamento e da família.
*Apolo, deus do Sol e das profecias, ensinou a organização social à
humanidade, com o auxílio das Musas, suas seguidoras.
*Ártemis, deusa da Lua e da caça.
*Hermes, o veloz mensageiro de Zeus,protetor dos viajantes, do comércio
dos atletas e dos ladrões.
*Hefestos, deus do fogo, dos vulcões e dos ferreiros.
*Afrodite, deusa do amor e da beleza.
*Palas Atena, deusa das batalhas, da inteligência e das artes, protetora
da cidade de Atenas.
Na terra reinavam Deméter, que protegia os agricultores e as colheitas
e Dioniso, protetor dos vinhedos. Nos mares, reinava Posêidon, irmão de
Zeus. No reino dos mortos, no interior da terra, ficava Hades, outro
irmão de Zeus.
Para conhecer a vontade dos deuses, os gregos interpretavam certos sinais
-os presságios- ou dirigiam-se aos oráculos,isto é, a santuários nos quais
os sacerdotes respondiam às consultas feitas às divindades.
Outra manifestação religiosa eram as festas para homenagear os deuses.
As mais importantes eram os jogos olímpicos, realizados para Zeus na
cidade de Olímpia. Nessas ocasiões, estabelecia-se uma “trégua sagrada”
e até as guerras eram interrompidas.
A arquitetura e a escultura eram a expressão máxima da criatividade dos
gregos.Os templos constituíam o principal e quase único requinte das
cidades-Estado.Relativamente pequenos, não se destinavam a abrigar fiéis;
guardavam apenas à estátua da divindade, seus tesouros e as oferendas
recebidas.
Muitos templos eram retangulares, cercados de colunas,e neles predomi-
navam as linha retas. Uma característica importante da arquitetura grega
era a ausência do arco e da abóbada.
Na arquitetura identificam-se três estilos. O principal e mais antigo deles é
o dórico caracterizado pela simplicidade e pela solidez. Mais tarde,
desenvolveu-se o estilo jônico, com construções mais leves e graciosas.
No séc. IV a.C.,destacou-se o estilo coríntio, mais rebuscado que os
anteriores distinguindo-se pela riqueza e abundância de detalhes.
Um dos mais belos monumentos da arquitetura grega é o Partenon,
constituído em Atenas durante o governo de Péricles.O templo foi erguido
em homenagem á deusa Palas Atena e reúne características do estilo dórico.
A escultura tinha por objetivo principalmente reproduzir, de forma idealizada,
O corpo humano , de modo a representa-lo como um objetivo belo e
harmonioso em si mesmo.
No início, apresentava nítida influência egípcia. Posteriormente, adquiriu
características próprias, como a vitalidade e o equilíbrio das formas
representadas.
Os grandes escultores gregos foram Fídias, Míron e Praxíteles.
O teatro grego nasceu em Atenas no séc.VI a.C., provavelmente nas festas
dedicadas ao deus Dioniso. A princípio,sua narrativa estava voltada para temas
religiosos e mitológicos. Com o tempo,as encenações passaram a tratar de
assuntos ligados ao comportamento humano (tragédias) ou a fazer críticas aos
costumes e à vida política (comédias).
As encenações eram feitas apenas por homens, que usavam máscaras. Os
escritores trágicos mais importantes foram: Ésquilo,autor de Os persas e
Sete contra Tebas;Sófocles,cujas principais obras são Édipo Rei,Electra
e Antígona; Eurípedes, que escreveu As bacantes e Medéia.Na comédia,
destaca-se Aristófanes, autor de A paz e As vespas.


Os primeiros historiadores

Os gregos,como outros povos, procuravam conhecer e explicar suas origens.
Para isso, recorriam aos mitos e às lendas,que,em geral,descreviam as façanhas
de deuses ou de heróis ,dotados de poderes extraordinários.Todavia,surgiu
entre eles uma preocupação em relatar acontecimentos históricos sem recorrer
às narrativas míticas.
O primeiro grego que fez isso foi Herótodo(484-425 a.C.), o “pai da história”.
Após passar u m longo tempo viajando pelo Egito,pelo Império Persa e por muitos
outros lugares, escreveu sua obra com base nas informações obtidas.
Herótodo,porém, não chegava a ser um racionalista perfeito.Deixava-se,muitas
vezes, levar em seus relatos por explicações míticas e lendárias.Apesar disso,
revelou uma atitude crítica em relação às fontes.
O ateniense Tucídides (460-400 a.C.) pode ser considerado o fundador da
história científica.Escreveu a História da Guerra do Peloponeso,composta de oito
livros,dos quais alguns se perderam.
Em seu trabalho não havia lugar para mitos, lendas ou deuses. Ao contrário,
como ele mesmo declara,sua intenção era apresentar os acontecimentos históricos
de tal maneira que sua obra jamais perdesse o valor. A cesta altura, ele escreveu:
“Pelo que se refere aos fatos, não me baseei no dizer do primeiro que chegou ou nas
minhas impressões pessoais;não narrei senão aqueles de que eu próprio fui espec-
tador ou sobre os quais obtive informações precisas e de inteira exatidão”.
A palavra filosofia significa “amor” ou “amizade pela sabedoria”(do grego philo
ou philia=amor,amizade;sophia=sabedoria).
Os primeiros filósofos viveram na Jônia, região da Ásia Menor, onde estavam em
contato direto com as sociedades orientais, particularmente a do Egito e as Meso-
potâmia. Nessa região destacou-se o matemático e astrônomo Tales de Mileto.
Outros filósofos desse primeiro momento foram Pitágoras,Anaximandro,Heráclito,
Parmênides e Demócrito.
Nesse período as principais preocupações diziam respeito á natureza do mundo
e ao sentido da vida.
Na segunda metade do séc.V a.C.,a atenção dos pensadores deslocou-se para
os problemas da vida social e política.Essa nova tendência iniciou-se com uma
corrente filosófica denominada sofista.
O mérito dos sofistas foi popularizar a filosofia e discutir questões importantes,
como a escravidão e a guerra.Segundo os sofistas,não existem verdades absolutas;
haveria apenas verdades particulares,válidas para cada situação.Protágoras, o mais
destacado entre eles,afirmava:O homem é a medida de todas as coisas.
Sócrates e Platão foram dois dos principais filósofos do séc.IV a.C. Sócrates acusava
os sofistas de não procurarem o verdadeiro saber. Defendia a existência de verdades
válidas universalmente. A frase “Conhece-te a ti mesmo” é um exemplo de seus ensi-
namentos. Foi condenado à morte pelas autoridades de Atenas,sob a acusação de
corromper a juventude, violar as leis e os preceitos da religião.Sócrates nada es-
creveu. Tudo o que se sabe a seu respeito foi transmitido por seus discípulos,dos
quais o principal foi o Platão.
Ao contrário de Sócrates,Platão deixou registros de seu pensamento em obras
como O banquete e A República. Fundou a Academia de Atenas e introduziu a
concepção idealista segundo a qual as idéias são essências eternas e imutáveis,
dotadas de existência própria, e as coisas materiais seriam apenas manifestações
imperfeitas das idéias universais. Platão exerceu grande influência sobre filósofos
posteriores, como Santo Agostinho, teólogo cristão do início da Idade Média.
O pensamento filosófico desse período foi sistematizado,em grande parte, por
Aristóteles. Ex-discípulo de Platão, Aristóteles foi tutor de Alexandre,o Grande.
Fundador do Liceu em Atenas,seu pensamento abarcou quase todos os ramos
da filosofia e das ciências naturais.Foi ele quem iniciou o estudo sistemático da
lógica.Uma de suas obras mais conhecidas é A Política, na qual analisou as
diferentes formas de governo.



A cultura no Período Helenístico

Com as conquistas de Alexandre de Macedônia, a cultura no Mundo Antigo
sofreu grandes transformações.No séc.IIIa.C.,Alexandria, no Egito,se tornaria
o principal pólo de produção intelectual.
Nessa cidade,em princípios do séc.IIIa.C,foi construída uma grandiosa biblio-
teca,que chegou a ter quatrocentos mil volumes,atraindo inúmeros pensadores,
vindos de diversas regiões.
Além da biblioteca havia o Museu,um centro de pesquisa mantido pelo governo.
Nele trabalharam importantes pensadores, como Euclides(geômetra),
Arquimedes(físico e matemático),Eratóstenes(geógrafo e astrônomo)e Aristarco
(astrônomo).
No campo da filosofia durante o helenismo,destacaram-se Epicuro e Zenão,
que viveram em Atenas e foram os criadores,respectivamente,do epicurismo
e do estoicismo.
A filosofia epicurista, baseada no desenvolvimento do espírito e na prática
das virtudes,procurava atingir o bem pela busca do prazer.Já o etoicismo
defendia a harmonia entre os indivíduos e a natureza.Argumentava que o
prazer e a dor eram insignificantes diante da verdadeira felicidade.Propunha
o desprendimento em relação aos bens materiais e defendia a fraternidade
humana.
Na área da história,nome de destaque é o de Políbio,que viveu no séc.II
a.C. Sua principal obra, História geral,narra a conquista dos territórios do
dos reinos helenísticos pelos romanos.