Powered By Blogger

Feliz Natal

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

ABSOLUTISMO MONÁRQUICO

HISTÓRIA PROF ANITA CARRASCO PEREYRA

ABSOLUTISMO MONÁRQUICO

Durante o processo de estabelecimento dos Estados Nacionais, a sociedade européia estava dividida entre grupos rivais da nobreza e da burguesia. Alimentando essas divisões, os reis foram concentrando uma grande soma de poderes em suas mãos. Assim, passaram a comandar os exércitos, distribuir a justiça entre os súditos, decretar leis e arrecadar tributos. Essa enorme concentração de poderes em torno do rei caracterizou o absolutismo monárquico.

Fundamento teórico para o absolutismo
Vários pensadores formularam teses procurando dar fundamento ao absolutismo. Entre eles, destacam-se:
-Jean Bodin (l530-l596)- jurista e filósofo francês, defendeu, em sua obra A República, o conceito do soberano perpétuo e absoluto, cuja autoridade representava a vontade de Deus. Assim, todo aquele que não se submetesse à autoridade do rei deveria ser considerado um inimigo da ordem pública e do progresso social. Segundo Bodin, o rei deveria possuir um poder supremo sobre o Estado, respeitando, apenas, o direito de propriedade dos súditos.
-Thomas Hobbes (1588-1679)- filósofo inglês, escreveu o livro Leviatã (o título se refere ao monstro que segundo a Bíblia, governava o caos primitivo), comparando o Estado a um monstro todo-poderoso, especialmente criado para acabar com a anarquia da sociedade primitiva. Segundo Hobbes, nas sociedades primitivas o homem era o lobo do homem, vivendo em constantes guerras e matanças, cada qual procurando garantir sua própria sobrevivência. Só havia uma solução para dar fim à brutalidade: entregar o poder a um só homem, o rei, que governaria todos os demais, eliminando a desordem e dando segurança a todos.
-Jacques Bossuet (1627-1704)- bispo francês, reforçou a teoria da origem divina do poder do rei. Segundo Bossuet, o rei era um homem predestinado por Deus para assumir o trono e governar toda a sociedade. Por isso, não tinha que dar justificativas a ninguém de suas atitudes

Principais Estados absolutistas
A formação do Estado Moderno absolutista desenvolveu-se de formas diferentes para cada país.
Portugal- Em 1383 teve início, em Portugal, a Dinastia de Avis, após uma revolução em que saiu vitoriosa a burguesia portuguesa sobre asociedade agrária e feudal. Com o apoio dessa burguesia o rei D. João, centralizou o poder e favoreceu a expansão marítimo-comercial portuguesa.
Espanha
Durante séculos a Espanha era constituída de diversos reinos cristãos. A partir do século XIII, sö havia na Espanha dois grandes reinos fortes: o de Castela e Aragão.
Em 1649, a rainha Isabel, de Castela, casou-se com o rei Fernando, de Aragão. O casamento de Fernando e Isabel unificou politicamente a Espanha e após a expulsão dos árabes, o poder real se fortaleceu.
França
O início do processo e centralização do poder monárquico na França remonta ao século XIII, quando foram tomadas medidas para a formação do Estado francês.
Durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), entre França e Inglaterra , aumentou o sentimento nacional francês. Com a guerra, a nobreza feudal foi se enfraquecendo enquanto crescia o poder do rei.
No período que vai de 1559 a1589, a França enfrentou um momento de enfraquecimento do poder real, em consequência de guerras religiosas entre grupos católicos e protestantes. Somente com Henrique IV (1589-1610), o reino francês foi pacificado em seus conflitos religiosos.
Com os sucessores de Henrique IV, Luís XIII e Luís XIV, o processo de centralização do poder monárquico atingiu seu ponto máximo.
INGLATERRA

O absolutismo inglês teve início com o rei Henrique VII (1485-1509 ), fundador da dinastia dos Tudor, que assumiu o poder quando terminava uma longa guerra entre diferentes grupos da nobreza, os Lancaster e os York ( Guerra das Duas Rosas – 1455 a 1485). A burguesia inglesa, identificada com as atividades do comércio e das manufaturas, prestou seu apoio a Henrique VII para que se conseguisse a pacificação interna do país.
Fortalecidos, os sucessores de Henrique VII ampliaram os poderes da monarquia e diminuíram os poderes do parlamento inglês, que tem suas origens no sec. XIII. O parlamento, por volta de 1350, era composto por duas câmaras: a câmara dos lordes, formada por bispos, abades e nobres feudais; e a câmara dos comuns, formada por cavaleiros das zonas rurais, burgueses enriquecidos etc.
No reinado da rainha Elisabeth I, o absolutismo monárquico inglês fortaleceu-se ainda mais, na medida em que o poder real passou a colaborar ativamente com o desenvolvimento capitalista do país.Entre os principais acontecimentos que marcaram o reinado de Elisabeth I, podemos destacar: -consolidação da Igreja anglicana, e a liberação de recursos para atividades capitalistas;- início da expansão colonial inglesa, com a colonização da América do Norte e o apoio aos atos de pirataria contra navios espanhóis.
Com a morte de Elisabeth I, chegou ao fim a dinastia dos Tudor. Não deixando descendentes diretos, o trono coube a seu primo Jaime I, que deu início a dinastia dos Stuart e procurou implantar definitivamente o absolutismo na Inglaterra, retirando o poder do Parlamento.

7 comentários:

bfusete disse...

Olá, Meu nome é Beatriz e estou fazendo um trabalho Sobre o Absolutismo Monarquico. Nesse Trabalho minha Professora pediu para que nós esplicasemos o contexto da centralização política na transição do Feudalismo para o Capitalismo. Se eu não me engano a resposta está no primeiro Paragrafo do seu texto, certo? Você poderia por favor me ajudar nessa?
Muito Obrigada, Adorei seu blog e pretendo voltar para o proximo trabalho.

Se possível me mande a resposta por e-mail (beatriz_fusete@hotmail.com)
Abraços

Unknown disse...

Olá, Meu nome é Stephani e estou fazendo um trabalho sobre Monarquias Absolutistas Nacionais da França e da Inglaterra, juntamente com as conseqüências Políticas e Econômicas desses dois Países.Se você souber algo que possa me ajudar ,por favor mande para o meu e-mail(teka.tefa@hotmail.com)
Abraços

Unknown disse...

Olá,meu nome é Thauane e estou fazendoum trabalho sobre o absolutismo monarca,sobre a França,Inglaterra,Portugal e Espanha.
se vocÊ tiver informações me mande um escreva um novo recado.
Beijosss,e abraços.....!!!!
obrigada

giulia wesendong disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
osmanny francisco disse...

olá meu nome é Osmanny Francisco
estou fazendo uma pesquisa sobre a s soluçao encontrada por Hobbes para dar fim a brutalidade humana social primitiva e seu blog ajudou muito brigado...

Bia disse...

olá!!!
meu nome é BIANCA...

estou fazendo um trabalho da escola sobre o absolutsmo
e essa pagina me ajudou bastante!!!

bia disse...

Olá, Meu nome é Beatriz e estou fazendo um trabalho Sobre o Absolutismo Monarquico.
eu adorei minha professora também gostou vou procurar sempre entrar nesse blog para os proximos trabalhos beijos e mais uma vez obrigada