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Feliz Natal

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Prova-Exemplo

Questão 1
Para promover o crescimento do país, de forma sustentável, é preciso
aumentar a taxa de investimento da economia brasileira. Neste sentido,
o atual governo lançou o Programa de Aceleração do Crescimento
(PAC), cujas metas e ações envolvem investimentos em infra-estrutura e
incentivo e facilitação do investimento privado. Os investimentos
contemplam as seguintes áreas: logística (portos, ferrovias, aeroportos,
rodovias e aerovias); energia (geração e transmissão de energia
elétrica, petróleo e gás natural e combustíveis renováveis); e infraestrutura
social e urbana (saneamento, habitação, transporte urbano,
Luz para todos e recursos hídricos).
Sobre o PAC não é correto afirmar que:
a) Recebeu críticas por negligenciar ações imprescindíveis à sustentabilidade do crescimento que são: redução do
gasto público, déficit da previdência, reformas tributária e trabalhista e redução geral da carga tributária.
b) Contempla investimentos em setores estratégicos como o da agropecuária e do agronegócio.
c) Prevê a combinação de investimentos públicos e privados.
d) Visa acelerar o crescimento econômico, gerar emprego e melhorar as condições de vida da população.
e) Prevê a aplicação em quatro anos de investimentos nas áreas de logística, energia e infra-estrutura social.
Questão 2
No complexo cenário do Oriente Médio misturam-se questões nacionais, políticas, militares, diplomáticas,
religiosas e étnicas, o petróleo, a guerra e a paz. Por causa dos atentados de 11/09/2001 e o início da guerra de
Bush filho contra o terror, o Iraque voltou à agenda dos EUA. Segundo a lógica da nova Doutrina Bush de
segurança, o país deveria prevenir o surgimento de novas ameaças à sua sobrevivência. Identificou-se o Iraque
como alvo desta intervenção com base em alegações, depois não comprovadas, de que possuía armas de
destruição em massa, projetos de conquistas regional e global e patrocinava o terrorismo. Iniciou-se a primeira (e
talvez única) guerra preventiva da política externa norte-americana, com um ataque militar rápido e decisivo (o
“choque e terror”) para a libertação do Iraque, a sua democratização e a do Oriente Médio.
Fonte: PECEQUILO, Cristina Soreanu. O Iraque ainda em guerra. Mundo Jovem. Abril/2007. p. 6
De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
a) A política da nova Doutrina Bush de segurança é marcada pela tentativa do desenvolvimento tecnológico e
científico para as nações do Oriente Médio.
b) A guerra contra o terror impôs ao governo norte-americano uma política de apoio aos três grupos étnicos e
religiosos (xiitas, sunitas e curdos), para acelerar o projeto de democratização do país.
c) O Iraque continua marcado pela violência e fragmentação e não conseguiu se constituir em um estado
autônomo, e a manutenção das tropas norte-americanas impede a existência de uma soberania plena.
d) A justificativa para a guerra preventiva da política externa norte-americana, no contexto da invasão no Iraque,
é baseada na pressão da ONU que exigia dos EUA um ataque militar rápido e decisivo.
e) A presença das tropas norte-americanas no Iraque contribui para facilitar a reconciliação interna entre as
diferentes etnias diminuindo as tensões entre Israel, Palestina e Líbano.
Questão 3
Para poder competir com os países ricos é preciso saber tanto quanto eles. Esta tem sido a filosofia de muitos
países emergentes, pois os governantes destes países acreditam que para serem líderes no mercado precisam
investir em educação para gerarem conhecimento e conseqüentemente novas tecnologias. No Brasil a realidade
tem sido outra, pois o país apresentou os piores indicadores na área da educação, de acordo com um estudo do
Banco Mundial. Leia atentamente:
- as situações-problema expressas através de casos de empresas;
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- o quadro referente aos indicadores educacionais; e
- as afirmações sobre as situações-problema e o quadro.
I - Através do caso da LG é possível perceber que o profissional brasileiro tem o mesmo nível de escolaridade que
o coreano. Além disso, o brasileiro apresenta rendimento inferior e dificuldade de aprendizado e um elevado índice
de repetência, 21%, contra 0,2% do coreano.
II - Os índices de repetência (21%) e analfabetismo (13%) no Brasil são altos, o que acaba provocando
deficiências no conhecimento da língua portuguesa e na capacidade de comunicação. No caso da Atento estas
deficiências são visíveis no momento do recrutamento e da seleção, pois vagas ficam em aberto em virtude de
deficiências básicas em português, mesmo entre jovens com ensino médio.
III – O caso da FNAC ilustra o que informa o Quadro 1, de que no Brasil a participação de mão-de-obra
especializada na força de trabalho (técnicos e profissionais com curso superior) é elevada se comparada a outros
países.
IV - No caso da Caloi novas tecnologias deixam de ser implementadas, pois os trabalhadores não estão
preparados para entendê-las, ou seja, são analfabetos funcionais, conforme indica a taxa de 13% de
analfabetismo no Brasil.
A partir das informações acima, assinale a opção que indica qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta(s):
a) II, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III apenas.
e) I, II e IV, apenas.
Quadro 1 - O último da classe: A educação no Brasil comparada
aos países emergentes que figuram como seus competidores
internacionais
Taxa de analfabetismo (na população com 15 anos ou mais)
Brasil
13%
China
9%
México
8%
Rússia
0,5%
O melhor do mundo: Canadá(1), com 0% de analfabetos
Média de anos de escolaridade da população
Brasil
5 anos
China
6 anos
México
7 anos
Rússia
10 anos
O melhor do mundo: Estados Unidos, com 12 anos de escolaridade
Participação de mão-de-obra especializada na força de trabalho
(técnicos e profissionais com curso superior)
Brasil
9%
China
Não declara
México
14%
Rússia
31%
O melhor do mundo: Suécia, com 38% da força de trabalho
especializada
Repetência no ensino fundamental
Brasil
21%
China
0,3%
México
5%
Rússia
0,8%
O melhor do mundo: Coréia, com 0,2% de repetência
Fontes:Banco Mundial, Unesco e OCDE
(1) O Canadá é uma das referências, mas vários outros países
desenvolvidos erradicaram o analfabetismo (2) Escala adotada no
relatório Global Competitiveness do Fórum Econômico Mundial
Adaptado de SALOMÃO, Alexa. O preço da ignorância. Exame, São
Paulo, ano40, n. 19, p. 20-26, 27 set. 2006.
Situações-problema:
LG
O problema - Com a mesma escolaridade do coreano, o
operário brasileiro tem dificuldade de aprendizado e
apresenta rendimento inferior.
A conseqüência - Utilizando equipamentos idênticos, as
linhas de montagem no Brasil produzem nove celulares por
hora, e as da Coréia, 15.
Atento – empresa de atendimento telefônico
O problema - Metade dos 240 000 jovens com ensino médio
que disputam vaga na central de atendimento da empresa é
reprovada por deficiências básicas em português
A conseqüência - Para identificar e descartar milhares de
candidatos despreparados, a empresa gastou ao longo do
ano passado quase 2 milhões de reais
Fnac - rede de livrarias francesa
O problema - 95% dos universitários que buscam emprego
na rede de livrarias Fnac são rejeitados devido ao baixo nível
cultural, tem dificuldade para escrever, falar em público e
trabalhar em equipe.
A conseqüência - As lojas ficam com suas equipes
incompletas por meses, o que compromete a qualidade do
atendimento.
Caloi
O problema - O empresário Edson Musa decidiu implantar
programas de qualidade. Foi avisado pelo RH que os
operários não conseguiriam assimilar um programa
sofisticado. 38% dos operários com ensino fundamental
completo eram analfabetos funcionais - conheciam palavras,
mas não entendiam o significado das frases.
A conseqüência: Para resolver o problema, a Caloi implantou
um programa de reforço escolar e passou a aplicar uma
prova na seleção de novos funcionários. Agora a Caloi pedirá
ensino médio completo aos operários
Fonte: SALOMÃO, Alexa. O preço da ignorância. Exame,
São Paulo, ano 40, n. 19, p. 20-26, 27 set. 2006.
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Questão 4
A partir da década de 1980 aconteceram muitas mudanças no mundo do trabalho, como a automação das
fábricas, o processo de globalização e internacionalização da economia e o surgimento de novas tecnologias da
informação. Estas mudanças têm provocado, de forma crescente, uma diminuição nos postos de trabalhos em
todo o mundo, o que nos coloca diante da realidade de não ter emprego para todos. Nesse contexto, o
individualismo e a competição como princípios, a falta de respeito, de justiça e de solidariedade tendem a
prevalecer nas relações de trabalho. Em momentos de dificuldades e medos comuns aos humanos, como o que
estamos vivendo em nossa sociedade, a história conta que a união e a solidariedade tomam o lugar da
competição na tentativa de resolver a situação.
Fonte: ANDRADE, Márcia Campos. Solidariedade no mundo do trabalho: uma realidade possível. Mundo Jovem.
Maio/2007. p. 11.
Diante do conteúdo apresentado acima, algumas questões podem ser levantadas.
I – A que está relacionado o conjunto de mudanças no mundo do trabalho?
II – Considerando que existe um número restrito de pessoas empregadas e um número maior de pessoas que
estão em situação de desemprego, o que seria necessário fazer para enfrentar esta situação sob o ponto de vista
da dimensão ética e solidária no mundo do trabalho?
A alternativa que responde corretamente às duas questões, em ordem, é:
a) Revolução da informática / assumir que está em curso um comportamento ético centrado no individualismo e
competitividade.
b) Revolução nas telecomunicações / implementar políticas de desenvolvimento a médio e longo prazo que
estimulam a competitividade entre os trabalhadores.
c) Terceira Revolução Industrial / analisar que o desempenho de empresas brasileiras depende dos subsídios do
FMI e da capacitação dos trabalhadores.
d) Revolução tecnocientífica / compreender que o ambiente de trabalho é também espaço de diálogo, de ajuda
mútua, pois somos seres com múltiplas possibilidades de relacionamento e não podemos nos reduzir a
competidores, vencedores ou perdedores.
e) Revolução da biotecnologia / auxiliar os trabalhadores para garantir níveis de bem-estar, volume de produção
e oferta de produtos no mercado nacional e internacional.
FORMAÇÃO GERAL
QUESTÃO DISCURSIVA
Questão 5
Já foi dito e repetido que o Brasil precisa urgentemente passar por uma
reforma política, a fim de que os representantes eleitos pelo povo
desenvolvam suas atividades com mais justiça, eficiência e honestidade.
Depois de tanta corrupção revelada e de tantos descaminhos no cenário
político brasileiro, será preciso que a sociedade lute por mudanças
drásticas e não apenas uma maquiagem que iluda mais uma vez os
eleitores e a maioria dos cidadãos. Para que se efetive uma verdadeira
reforma política de cunho popular, Paulo Henrique Costa Mattos,
professor de Sociologia da Fundação UNIRG – TO, aponta a
necessidade de aprovação de, no mínimo, as seguintes propostas:
A. Incluir no currículo de Ensino Fundamental e Médio as
disciplinas específicas de noções básicas de política e de cidadania, para preparar o futuro eleitor;
B. Alterar a Lei Complementar nº 6490, a fim de que parlamentares que renunciam por suspeita de corrupção
se tornem inelegíveis por mais quatro anos após o prazo do término do seu mandato;
C. Voto facultativo e calendário eleitoral simultâneo para todos os pleitos;
D. Mandato de cinco anos para presidente, vice-presidente, governadores, senadores, deputados, prefeitos e
vereadores, sem direito à reeleição;
E. Quebrar os sigilos bancário, fiscal e telefônico de todos os candidatos a cargos eletivos, antes e após o
exercício de seus mandatos;
F. Redução do número de senadores e de deputados, estaduais e federais, conferindo ao Poder Legislativo
uma representatividade mais lógica e econômica;
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G. Redução das férias parlamentares para apenas 30 dias e não mais 90, além de trabalho obrigatório de
segunda a sexta-feira;
H. Redução do número de partidos políticos pela manutenção da cláusula de desempenho no percentual de
5%;
I. Financiamento exclusivamente público para as campanhas eleitorais e punição severa para quem se
utilizar de caixa 2;
J. Proibir o nepotismo reduzir os cargos de confiança.
MATTOS, Paulo Henrique Costa. Por Uma Reforma Política Popular. Mundo Jovem. Maio/2007, p. 9
Escolha uma das propostas apresentadas acima e elabore um texto dissertativo que apresente argumentos
justificando a necessidade de sua adoção para a efetivação da reforma política no Brasil.
(máximo de 15 linhas)
Em sua resposta, serão avaliados os critérios de coesão, coerência e respeito à norma culta.
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