Powered By Blogger

Feliz Natal

sábado, 7 de junho de 2008

Brasil tem menos alunos em Universiades Públicas da América Latina

07/06/2008 - 09h54
Na América Latina, Brasil tem menos alunos em faculdades públicas


da Folha Online

O Brasil é o país da América Latina com a menor porcentagem de universitários em instituições públicas, segundo reportagem da Folha deste sábado (conteúdo disponível somente para assinantes do jornal e do UOL).

A reportagem de Fabiano Maisonnave, enviado especial da Folha a Cartagena, na Colômbia, mostra que um estudo da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), apresentado na Conferência Regional de Educação Superior, encerrado ontem (6), aponta que o Brasil tem somente 27% dos dos universitários nas faculdades públicas. O número é inferior a países como México (66%) e Argentina (75%). Depois do Brasil, a menor porcentagem é de El Salvador (34%).

Segundo a reportagem, o Brasil também está entre os países com menor crescimento relativo de vagas em instituições públicas. Entre 2000 e 2006, a porcentagem de matriculados em ensino superior público caiu de 35% para 27%.

O levantamento, intitulado Mapa da Educação Superior, mostra que 55,8% dos universitários estão em instituições públicas na América Latina e no Caribe. Mas, quando se exclui o Brasil do total, esse índice sobe para 66,6%, segundo a reportagem.

O texto também mostra que o Brasil tem ainda uma das menores taxas de cobertura universitária entre 20 países da região, incluindo os mais populosos. Apenas 18,7% dos jovens de 17 a 24 anos têm acesso à educação superior.

Leia reportagem completa na Folha, já nas bancas.

Leia mais

Brasil é um dos países com mais universitários na América Latina
83% dos alunos têm professor insatisfeito, afirma a Unesco
Maioria dos estudantes ainda escolhe a carreira acadêmica
LIVRARIA: Veja promoção com mais de 100 livros em oferta a partir de R$ 4,90
Livraria da Folha

Nenhum comentário: