Powered By Blogger

Feliz Natal

domingo, 21 de dezembro de 2008

Austria-Salzburgo

Viagem no tempo
Passear a p頰elas antigas ruas medievais de Salzburgo, na margem esquerda do rio Salzach, assemelha-se a uma pequena viagem no tempo, perante um verdadeiro caleidosc󰩯 de edifos da Idade M餩a e dos peros renascimento e barroco, que conservam muitos dos seus elementos originais. Destaque para as ruas nas imedia絥s do Dom e da Residenz (antigo palᣩo dos arcebispos de Salzburgo e, ainda hoje, palco de numerosos jantares e recep絥s oficiais), como a Judengasse, a Goldgasse e a incontornᶥl Getreidegasse - uma via pedonal considerada a principal rua comercial da cidade. Na margem direita do Salzach, atravessando a ponte de Staatsbr?pode prolongar o passeio subindo a Linzergasse, pelo menos, at頠 igreja de S. Sebasti㯮
E quem jᠥstiver cansado de palmilhar ruas e pra硳, tem sempre a op磯 da cal裨e puxada por cavalos ou do aluguer de uma bicicleta, meio de transporte muito popular em Salzburgo, mesmo nos meses de Inverno. Desfrute tamb魠das margens do rio para longos passeios pedestres, um "jogging" matinal ou um percurso de bicicleta. As ᧵as lidas do Salzach fazem inveja ࠧrande maioria dos rios europeus.
No cimo do M?sberg, a fortaleza ou Festung de Hohensalzburg domina a paisagem e oferece a melhor panor⭩ca da cidade para os visitantes. Constru no ano 1077, pelo arcebispo Gebhard e posteriormente ampliada, no s飵lo XV, pelo arcebispo Leonhard von Keutschach, 頣onsiderada a maior e melhor preservada cidadela da Europa Central. Reza a hist󲩡 que a sua posi磯 privilegiada (a uma altura de 542 metros) permaneceu invicta ao longo dos s飵los. Por魬 desde 1892, pode ser alcan硤a por meio de um funicular, a partir da Festungsgasse. As armas de Salzburgo est㯠representadas ࠥntrada por um escudo com um le㯮
Mecenato favorece m?s
Mas a cidade dos pripes-arcebispos n㯠ficou na hist󲩡 unicamente pelo valor das suas igrejas, palᣩos e fortalezas. No s飵lo XVIII, uma cultura de mecenato favoreceu o surgimento de uma gera磯 de m?s de superior talento, entre os quais se viria a distinguir Wolfgang Amadeus Mozart, filho do m? de c⭡ra real, Leopold Mozart.
O terceiro andar da casa onde nasceu, a 27 de Janeiro de 1756, no cora磯 da jᠭencionada Getreidegasse, 頶isitado anualmente por milhares de curiosos e amantes das suas composi絥s, ᶩdos por descobrir os segredos da atmosfera que inspirou Mozart desde a mais tenra idade. No entanto e ࠥxcep磯 dos primeiros violinos que tocou em crian硠e de alguns retratos, pouco mais sobreviveu dos 26 anos vividos pela fama Mozart nesta casa. Em 1985, a Funda磯 Mozarteum viria a adquirir o apartamento dos vizinhos, para ali recrear com mobas da 鰯ca, um quarto tco do tempo da burguesia de Salzburgo, que tamb魠pode ser visitado.
Na Makartplaz, situa-se a casa onde Mozart viveu entre 1773 e 1781, no regresso dos seus p鲩plos pelas cortes da Europa e antes de se mudar para Viena. Ali comp?n?s sinfonias, serenatas e cinco concertos para violino e piano. No primeiro piso, poderᠡdmirar o ?o piano-forte tocado por Mozart (e mais tarde oferecido pelo seu filho Carl Thomas ࠆunda磯 Mozarteum) e mais alguns instrumentos de 鰯ca, bem como um extenso acervo documental sobre as viagens e obras do genial compositor. Infelizmente, nem uma partitura original! Apenas fac similes... Por ?o, n㯠perca a estᴵa de Mozart, do escultor alem㯠Ludwig Schwanthaler, no alto de um pedestal erguido 50 anos depois da sua morte (ocorrida a 5 de Dezembro de 1791), na Mozart Platz, naturalmente.
Em Salzburgo, ainda hoje, se pode escutar a m? de Mozart um pouco por toda a parte. Dos humildes m?s de rua aos mais requintados concertos, passando pelos jantares ࠬuz da vela organizados com trajes e ementas tradicionais da 鰯ca (s飵los XVII e XVIII). ɠo que prop? restaurante Stiftskeller - que se intitula o restaurante ("gasthaus") mais antigo da Europa, fundado pelos monges beneditinos, no s飵lo IX e com referꮣias que remontam ࠶isita do Imperador Carlos Magno ࠣidade -, ao som do Amadeus Consort, um grupo de m?s e cantores que se consagra ࠩnterpreta磯 das Ჩas mais c鬥bres de Mozart, como "A Flauta M᧩ca" ou "Don Giovanni".
Uma cultura de caf鳼/b>
A vida cultural de Salzburgo passa, igualmente, pelas muitas galerias de arte que pululam pela cidade e pelas tert? que se re?em alguns dos seus mais emblemᴩcos caf鳮 Por exemplo, o Caf頂azar, na proximidade dos teatros da Schwarzstrasse, jᠡcolheu personalidades como o Rei Eduardo VIII, Marlene Dietrich ou Louis Amstrong; e at頍ozart bebeu caf頢ranco no Tomaselli, na pra硠Alter Markt - o mais antigo caf頡ustro (data de 1703) -, que acaba de reabrir ao p?o completamente remodelado. Hᠭais de 100 anos (em 1890), no seu estabelecimento da Brodgasse, o chefe pasteleiro Paul F?riou o famoso Salzburg Mozartkugel, uma receita original de chocolate amargo e doce, cr魥 de nougat e pralin鬠que se tornaria no doce mais emblemᴩco e representativo da cidade.
Al魠dos passeios de cariz cultural, os entusiastas dos desportos de Inverno poder㯠estender a sua visita a uma das 42 esta絥s de ski da regi㯠("L䮤er") de Salzburgo. Entre as mais pr󸩭as da cidade, destaque para Postalm, no segundo planalto mais elevado da Europa (1200 a 1900 metros), com 20 quil󭥴ros de pistas de diferentes nis de dificuldade e garantia de neve, do Natal ao m고de Abril; Hallein D?rg-Zinkenlifte, com oito quil󭥴ros de pistas interm餩as (800 a 1600 metros); Zw?rhorn Seilbahn St. Gilgen, a 1522 metros, tendo por cenᲩo o lago Wolfgangsee; e Gaissbauer Bergbahn, com 40 quil󭥴ros de pistas de vᲩos nis devidamente sinalizadas, sob o lema: Neve at頯nde alcan硠a vista.
Nos ?os anos, Salsburgo afirmou-se igualmente como uma cidade vocacionada para acolher conferꮣias, seminᲩos e congressos, oferecendo um vasto conjunto de infraestruturas e uma gama diversificada de hot驳 e restaurantes (ver Bloco de Notas).
BLOCO NOTAS
Pa ?stria (Rep?a Federal, desde 1920).

Nenhum comentário: