Powered By Blogger

Feliz Natal

domingo, 21 de dezembro de 2008

http://www.graziella.de/port/albunsdefotos.htm

Praga- República Tcheca

http://www.graziella.de/port/estrada/praga.htm

www.mrm.mendes.nom.br/praga-republica-checa-2...

Praga- República Tcheca

Praga República ChecaPraga (em checo Praha) é a capital e a maior cidade da República Checa, situada na margem do Vltava. Conhecida como "cidade das cem cúpulas", Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural. Importante também como núcleo de transportes e comunicações, é o principal centro econômico e industrial da República Checa. Capital da República Checa, situada na Boêmia central, a cidade de Praga localiza-se sobre colinas, em ambas as margens do rio Vltava (Moldávia), pouco antes de sua confluência com o Elba (Labe). O curso sinuoso do rio através da cidade, cheia de belas e antigas pontes, contrasta com a presença imponente do grande Castelo de Praga em Hradcany, que domina a capital na margem esquerda (oriental) do Vltava.Praga possui uma área de 496 km² e uma população de 1.169.106 habitantes (censo 2001), perfazendo uma densidade demográfica de 2.357,07 hab./km². Sua população estimada em 1 de janeiro de 2004 era de 1.165.581 habitantes. Pelas estatísticas de emprego deduz-se que cerca de 300.000 pessoas ali trabalham sem no entanto serem residentes.

HistóriaDurante milhares de anos, as primitivas praças da moderna Praga foram passagem obrigatória nas rotas comerciais que atravessavam a Europa de norte a sul. Numerosos resquícios paleolíticos e neolíticos atestam a existência de povoações agrícolas entre os anos 5000 e 2.700 a.C. Os celtas estabeleceram povoados nessa zona nos séculos IV e III a.C., mas as primeiras notícias de um assentamento permanente em Praga remontam ao século IX, quando, segundo a lenda, a princesa Libuse e seu marido Premysl fundaram a cidade que, governada pela dinastia por eles iniciada e que permaneceu no poder entre os séculos IX e XIV, se converteu no núcleo político do reino da Boêmia e num dos mais importantes centros comerciais da Europa medieval.A expansão econômica se refletiu na topografia da cidade que, após a construção em 1170 da primeira ponte de pedra sobre o rio, ampliou seu perímetro primitivo com a Staré Mesto (Cidade Antiga). Praga cresceu ainda mais em 1257, com a fundação, junto às muralhas do castelo de Hradcany, da Malá Strana (Cidade Pequena), bairro povoado exclusivamente pelos colonos e comerciantes alemães.

Entre 1346 e 1378, o imperador alemão Carlos IV de Luxemburgo estabeleceu a capital de seu império na cidade, que experimentou novas fases de florescimento em 1348, com a fundação da universidade, convertida pouco depois no núcleo do nacionalismo checo, e da Nové Mesto (Cidade Nova), junto à Staré Mesto, e em 1357, com a construção da ponte de Carlos. A rivalidade entre as populações tcheca e alemã, esta integrada pela burguesia e pela alta hierarquia eclesiástica, foi o estopim, no século XV, da insurreição hussita. O conflito foi inspirado pelos sermões do reformador protestante Jan Huss e culminou com o que se chamou de a primeira defenestração de Praga, em que os dirigentes da cidade foram atirados pelas janelas da sede do governo pelo povo enfurecido.Em 1526, a ascensão da dinastia católica dos Habsburgos ao trono boêmio pôs fim ao breve período de paz e prosperidade da cidade. A segunda defenestração de Praga, em 1618, e a derrota das tropas checas na batalha da montanha Branca, em 1620, precipitaram a eclosão da Guerra dos Trinta Anos, durante a qual Praga foi ocupada por saxões e suecos, e o declínio econômico da cidade, cuja recuperação só ocorreria no século XVIII.Principal centro dos triunfos que em 1848 levaram à vitória do nacionalismo checo contra a dominação austríaca, Praga tornou-se em 1918 a capital da nova e independente república da Checoslováquia. Os pactos de Munique, de 1938, cederam a cidade e o país à Alemanha nazi até o final da segunda guerra mundial, quando a Checoslováquia passou para a órbita soviética. Em 1968 a cidade foi cenário do movimento popular que se tornou conhecido como Primavera de Praga, que resultou na invasão das tropas do Pacto de Varsóvia.As manifestações populares de repúdio à ocupação se multiplicaram e foram reprimidas com violência. Em 31 de dezembro de 1992, com a dissolução dos laços que uniam checos e eslovacos numa federação única, Praga deixou de ser a capital da Checoslováquia e passou a ser capital da República Checa.

MonumentosNumerosos monumentos integram a paisagem urbana da capital, composta de lindas ruelas de traçado irregular que contrastam com os novos bairros residenciais, de arquitetura moderna. As partes históricas da cidade são preservadas como monumentos nacionais.Entre os prédios mais importantes destacam-se o Castelo de Praga fortificado na colina Hradcany, construído entre os séculos XIV e século XVII, onde na atualidade mora o presidente da república e antiga residência dos reis da Boêmia. Ao lado do castelo, ergue-se a grande catedral gótica de São Guido (século XIV) e o Belvedere em estilo renascentista.No bairro Malá Strana estão as duas igrejas barrocas de São Nicolau, a igreja do Loreto (do século XVIII) e numerosos palácios da aristocracia tcheca, do século XVII, em estilo barroco. No Staré Mesto (ou Cidade Velha), há inúmeros monumentos e relíquias da história checa. Destacam-se a igreja Týnský, em estilo gótico, construída no século XIV, na qual se acha o túmulo do astrônomo Tycho Brahe; o bairro Josefstadt, com o gueto e o cemitério judaicos, do século XII, e a sinagoga. Encontra-se ali o cona Astronômico e a parede Lennon.No Nové mesto (ou Cidade Nova) figuram a estátua de São Venceslau, de 1915, e o Museu Nacional. Outras edificações de destaque são o Prikopy, local da antiga fortaleza; o Teatro Tyl, onde estreou a ópera Don Giovanni, de Mozart; o Teatro Nacional, de 1883; igrejas e palácios barrocos e a estátua do líder hussita Jan Ziska. Dentre as numerosas pontes que atravessam o rio Vlatva está a Ponte Carlos que liga a Cidade Velha ao Castelo de Praga.

Educação e culturaPraga é famosa por sua intensa vida cultural, ligada a nomes da estatura dos compositores Bedrich Smetana e Antonín Dvorák e dos escritores Franz Kafka, Rainer Maria Rilke e Jaroslav Hasek, e por sua condição de centro industrial. Entre as indústrias instaladas na cidade destacam-se as de engenharia pesada e de precisão, alimentícia, construção civil, maquinaria, material ferroviário, produtos químicos e farmacêuticos, artes gráficas e editoriais. Três grandes estações ferroviárias, o aeroporto internacional de Ruzyne e uma grande rede de transportes públicos fazem da cidade um destacado centro de comunicações na Europa central.Além de duas grandes universidades, Praga tem escolas independentes de economia, artes e ofícios, artes gráficas, música, dança, cinema e uma Academia de Ciências, que incentiva a pesquisa em diversas áreas. Ao lado do Museu Nacional, fundado em 1818, existem os museus técnico, etnográfico, de artes e ofícios, judaico e de literatura. A Galeria de Arte do Castelo de Praga conserva uma famosa coleção que pertenceu ao rei Rodolfo II. A biblioteca da universidade conserva manuscritos preciosos e gravuras antigas.

http://www.nomads.com.br/outras%20viagens_fotos%20USA%20Europa.htm

http://www.nomads.com.br/outras%20viagens_fotos%20USA%20Europa.htm

Fotos Européias.

Viena-Áustria

Comentando...
Viena Austria Viena (em alemão Wien) é a capital da Áustria e centro cultural e político do país.É também um dos nove Estados (Bundesland Wien); com 1.550.123 habitantes, era em 2001 o mais populoso deles, ainda que seus 414 km² façam dele o menor. Viena é cercada pelo Estado da Baixa Áustria.A sua aglomeração urbana tem 2.04 milhões de habitantes.Distritos A própria cidade é dividida em 23 distritos (Bezirke) que, embora disponham do seu próprio nome, são também numerados, partindo do centro. Legalmente não são distritos no sentido administrativo, com explícitos poderes (como acontece nos outros estados austríacos), mas sim meras subdivisões na administração da cidade. No entanto, verificam-se eleições ao nível do distrito que dispõem aos representantes dos distritos alguma autonomia política, como no planeamento urbano, tráfego, etc.1. Innere Stadt (centro) 2. Leopoldstadt 3. Landstraße 4. Wieden 5. Margareten 6. Mariahilf 7. Neubau 8. Josefstadt9. Alsergrund 10.Favoriten 11. Simmering 12. Meidling 13. Hietzing 14. Penzing 15. Rudolfsheim-Fünfhaus 16. Ottakring 17. Hernals 18. Währing 19. Döbling 20. Brigittenau 21. Floridsdorf 22. Donaustadt 23. Liesing O código postal identifica claramente a localização de um determinado endereço; 1XXA - o 1 denota Viena, XX o número do distrito (com zero à esquerda, no caso do número ser apenas um dígito), e A denota o número da central de correio (irrelevante neste caso, e tipicamente zero). Excepções nesta regra são: 1300, para o Aeroporto Internacional de Viena, na Baixa Áustria, perto de Schwechat, 1400 para o complexo da ONU, 1450 para o Centro de Áustria e 1500 para as Forças Austríacas da ONU.História A presença humana na atual Viena parece ter sido de origem celta (ca. 500 a.C.).Demografia A população de Viena aumentou drasticamente durante o período austro-húngaro (1867-1918), quando se verificou grande imigração de outras partes do país. Na seqüência dessa imigração, cerca de um terço da população de Viena tinha nome eslavo ou húngaro. No entanto, com a I Guerra Mundial, muitos tchecos retornaram ao seu país ancestral, resultando num declínio da população.Foi aqui que aconteceu a batalha mais importante dos romanos contra os bárbaros em meados do reinado de César na início do império, foi aqui também que Mozart e Beethoven se inspiraram pelas belas taigas.Religião Viena é sede de arquidiocese católica.Segundo os censos de 2001, as religiões distribuiam-se na população da seguinte forma:49,2 % - Católicos 25,6 % - Agnósticos07,8 % - Muçulmanos 06,0 % - Ortodoxos 04,7 % - Protestantes(a maioria Luterana) 04,0 % - Judeus 06,3 % - Outros, ou não indicados Cultura A cidade é um importante centro de música erudita muitas vezes mencionada como a Cidade dos Músicos, possui também uma sede das Nações Unidas, abrigando a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e a Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA); encontra-se também na cidade a sede da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).Viena conta com uma particularidade arquitetônica que foi denominada Ringstrasse e foi idealizada e construída no século XIX, influenciada pelo nascente modernismo, marcando uma mudança paradigmática no que era o planejamento urbano de então, estando embutidos neste conceito não só a questão da resignificação espacial da cidade, mas da cultura efervescente a época que guarda influência como a Revolução de 1848. A Catedral de Saint Stephan é atualmente a sede administrativa do Arcebispo romano-católico.Viena foi a cidade natal de diversos escritores, compositores e artistas em geral, destacando-se entre eles Strauss.Dentre as figuras vienenses está, também Freud, famoso psicanalista austríaco.Localiza-se na cidade de Viena uma das maiores catedrais góticas medievais, a Catedral de Saint Stephan (Stephansdom), um grande exemplo da arquitetura medieval que remonta ao século XI e abriga supostamente os restos mortais dos Três Reis Magos.( Na realidade os Tres Reis magos se encontram supostamente no Kölner Dom na Alemanha e nao em Viena).A cidade tem vários palácios como o Palácio de Schönbrunn.A cidade de Viena é cortada pelo rio Danúbio, até hoje um dos maiores símbolos da cidade e de essencial importância para a economia vienense.No rio Danúbio encontra-se a Torre de Danúbio, uma torre de metal de 287 metros que abriga um restaurante rotatório com uma vista magnifica para a cidade.

Áustria -Salzburgo

BLOCO NOTAS
Pa ?stria (Rep?a Federal, desde 1920).
?ea: 83849 km2.
Popula磯: 8,1 milh?de habitantes.
Capital: Viena.
Moeda: Euro.
Idioma: Alem㯮
Vacinas: Nenhuma obrigat󲩡
Documentos: Bilhete de Identidade e seguro de viagem.
Hora: GMT +1.
Clima: A ?stria desfruta de um clima continental moderado, com quatro esta絥s do ano distintas (Primavera, Ver㯬 Outono e Inverno). O Ver㯠頱uente e agradᶥl (mḩmo 25?), com noites frias; o Inverno 頦rio (-5?) mas solarengo e com bons nis de neve para a prᴩca de uma vasta gama de desportos.
VestuᲩo: Roupas ao estilo europeu de acordo com as esta絥s do ano e equipamento alpino para as esta絥s de ski.
DESCANSO&LAZER
Pontos de interesse:
Festung Hohensalzburg, fortaleza no cimo do M?sberg (9h ೠ17h), com acesso pelo funicular FestungsBahn)
Centro hist󲩣o
Dom, catedral de Salzburgo
Abadia de S㯠Pedro
Igreja de S. Francisco
Residenz Salzburg, palᣩo dos arcebispos (10h ೠ17h)
Getreidegasse, rua comercial no centro hist󲩣o
Mozart Geburtshaus, na Getreidegasse, 9 (9h ೠ18h)
Mozart Wohnhaus, igualmente conhecida por Tanzmeisterhaus, na Makartplatz, 8 (9h ೠ18h). Existem bilhetes combinados para visitar as duas casas.
Alojamentos:
Sacher Salzburg (*****) - Schwarzstrasse, 5-7 - Tel.: (662) 88977
Crowne Plaza Salzburg-The Pitter (*****) - Rainerstrasse, 6-8 - Tel.: (662) 88978
Hotel Goldener Hirsch (*****) - Getreidegasse, 37 - Tel.: (662) 8084
Hotel Restaurant Elefant (****) - Sigmund Haffner Gasse, 4 - Tel.: (662) 843397
Restaurantes e caf鳺
Blaue Gans - Getreidegasse, 41-43 - Tel.: (662) 842491
Goldener Hirsch - Getreidegasse, 37 - Tel.: (662) 8084
Bruno im Ratsherrnkeller - Sigmund Haffner Gasse, 35-39 (ao lado do Hotel Elefant) - Tel.: (662) 878417
Zipfer Bierhaus (data de 1858) - Sigmund Haffner Gasse, 12 - Tel.: (662) 840745
Stiftskeller - St. Peter Bezirk, 1-4 - Tel.: (662) 841268
Caf頂azar - Schwarzstrasse, 3 - Tel.: (662) 874278
Caf頔omaselli - Alter Markt, 9 - Tel.: (662) 844488
Viagem Anterior
Canal Temᴩco
Topo da P᧩na
P᧩na Principal
Viagem Seguinte

Austria-Salzburgo

Viagem no tempo
Passear a p頰elas antigas ruas medievais de Salzburgo, na margem esquerda do rio Salzach, assemelha-se a uma pequena viagem no tempo, perante um verdadeiro caleidosc󰩯 de edifos da Idade M餩a e dos peros renascimento e barroco, que conservam muitos dos seus elementos originais. Destaque para as ruas nas imedia絥s do Dom e da Residenz (antigo palᣩo dos arcebispos de Salzburgo e, ainda hoje, palco de numerosos jantares e recep絥s oficiais), como a Judengasse, a Goldgasse e a incontornᶥl Getreidegasse - uma via pedonal considerada a principal rua comercial da cidade. Na margem direita do Salzach, atravessando a ponte de Staatsbr?pode prolongar o passeio subindo a Linzergasse, pelo menos, at頠 igreja de S. Sebasti㯮
E quem jᠥstiver cansado de palmilhar ruas e pra硳, tem sempre a op磯 da cal裨e puxada por cavalos ou do aluguer de uma bicicleta, meio de transporte muito popular em Salzburgo, mesmo nos meses de Inverno. Desfrute tamb魠das margens do rio para longos passeios pedestres, um "jogging" matinal ou um percurso de bicicleta. As ᧵as lidas do Salzach fazem inveja ࠧrande maioria dos rios europeus.
No cimo do M?sberg, a fortaleza ou Festung de Hohensalzburg domina a paisagem e oferece a melhor panor⭩ca da cidade para os visitantes. Constru no ano 1077, pelo arcebispo Gebhard e posteriormente ampliada, no s飵lo XV, pelo arcebispo Leonhard von Keutschach, 頣onsiderada a maior e melhor preservada cidadela da Europa Central. Reza a hist󲩡 que a sua posi磯 privilegiada (a uma altura de 542 metros) permaneceu invicta ao longo dos s飵los. Por魬 desde 1892, pode ser alcan硤a por meio de um funicular, a partir da Festungsgasse. As armas de Salzburgo est㯠representadas ࠥntrada por um escudo com um le㯮
Mecenato favorece m?s
Mas a cidade dos pripes-arcebispos n㯠ficou na hist󲩡 unicamente pelo valor das suas igrejas, palᣩos e fortalezas. No s飵lo XVIII, uma cultura de mecenato favoreceu o surgimento de uma gera磯 de m?s de superior talento, entre os quais se viria a distinguir Wolfgang Amadeus Mozart, filho do m? de c⭡ra real, Leopold Mozart.
O terceiro andar da casa onde nasceu, a 27 de Janeiro de 1756, no cora磯 da jᠭencionada Getreidegasse, 頶isitado anualmente por milhares de curiosos e amantes das suas composi絥s, ᶩdos por descobrir os segredos da atmosfera que inspirou Mozart desde a mais tenra idade. No entanto e ࠥxcep磯 dos primeiros violinos que tocou em crian硠e de alguns retratos, pouco mais sobreviveu dos 26 anos vividos pela fama Mozart nesta casa. Em 1985, a Funda磯 Mozarteum viria a adquirir o apartamento dos vizinhos, para ali recrear com mobas da 鰯ca, um quarto tco do tempo da burguesia de Salzburgo, que tamb魠pode ser visitado.
Na Makartplaz, situa-se a casa onde Mozart viveu entre 1773 e 1781, no regresso dos seus p鲩plos pelas cortes da Europa e antes de se mudar para Viena. Ali comp?n?s sinfonias, serenatas e cinco concertos para violino e piano. No primeiro piso, poderᠡdmirar o ?o piano-forte tocado por Mozart (e mais tarde oferecido pelo seu filho Carl Thomas ࠆunda磯 Mozarteum) e mais alguns instrumentos de 鰯ca, bem como um extenso acervo documental sobre as viagens e obras do genial compositor. Infelizmente, nem uma partitura original! Apenas fac similes... Por ?o, n㯠perca a estᴵa de Mozart, do escultor alem㯠Ludwig Schwanthaler, no alto de um pedestal erguido 50 anos depois da sua morte (ocorrida a 5 de Dezembro de 1791), na Mozart Platz, naturalmente.
Em Salzburgo, ainda hoje, se pode escutar a m? de Mozart um pouco por toda a parte. Dos humildes m?s de rua aos mais requintados concertos, passando pelos jantares ࠬuz da vela organizados com trajes e ementas tradicionais da 鰯ca (s飵los XVII e XVIII). ɠo que prop? restaurante Stiftskeller - que se intitula o restaurante ("gasthaus") mais antigo da Europa, fundado pelos monges beneditinos, no s飵lo IX e com referꮣias que remontam ࠶isita do Imperador Carlos Magno ࠣidade -, ao som do Amadeus Consort, um grupo de m?s e cantores que se consagra ࠩnterpreta磯 das Ჩas mais c鬥bres de Mozart, como "A Flauta M᧩ca" ou "Don Giovanni".
Uma cultura de caf鳼/b>
A vida cultural de Salzburgo passa, igualmente, pelas muitas galerias de arte que pululam pela cidade e pelas tert? que se re?em alguns dos seus mais emblemᴩcos caf鳮 Por exemplo, o Caf頂azar, na proximidade dos teatros da Schwarzstrasse, jᠡcolheu personalidades como o Rei Eduardo VIII, Marlene Dietrich ou Louis Amstrong; e at頍ozart bebeu caf頢ranco no Tomaselli, na pra硠Alter Markt - o mais antigo caf頡ustro (data de 1703) -, que acaba de reabrir ao p?o completamente remodelado. Hᠭais de 100 anos (em 1890), no seu estabelecimento da Brodgasse, o chefe pasteleiro Paul F?riou o famoso Salzburg Mozartkugel, uma receita original de chocolate amargo e doce, cr魥 de nougat e pralin鬠que se tornaria no doce mais emblemᴩco e representativo da cidade.
Al魠dos passeios de cariz cultural, os entusiastas dos desportos de Inverno poder㯠estender a sua visita a uma das 42 esta絥s de ski da regi㯠("L䮤er") de Salzburgo. Entre as mais pr󸩭as da cidade, destaque para Postalm, no segundo planalto mais elevado da Europa (1200 a 1900 metros), com 20 quil󭥴ros de pistas de diferentes nis de dificuldade e garantia de neve, do Natal ao m고de Abril; Hallein D?rg-Zinkenlifte, com oito quil󭥴ros de pistas interm餩as (800 a 1600 metros); Zw?rhorn Seilbahn St. Gilgen, a 1522 metros, tendo por cenᲩo o lago Wolfgangsee; e Gaissbauer Bergbahn, com 40 quil󭥴ros de pistas de vᲩos nis devidamente sinalizadas, sob o lema: Neve at頯nde alcan硠a vista.
Nos ?os anos, Salsburgo afirmou-se igualmente como uma cidade vocacionada para acolher conferꮣias, seminᲩos e congressos, oferecendo um vasto conjunto de infraestruturas e uma gama diversificada de hot驳 e restaurantes (ver Bloco de Notas).
BLOCO NOTAS
Pa ?stria (Rep?a Federal, desde 1920).

Salzburgo-Austria

Salzburgo (?stria) A CIDADE DE MOZART
Abrigada numa curva do rio Salzach e protegida pelas massas imponentes do M?sberg e do Kapuzinerberg, a cidade de Salzburgo revela-se uma das mais acolhedoras da Europa. Talvez, porque preservou ao longo dos s飵los as suas caractericas mais genus, grande parte do seu centro hist󲩣o e a mem󲩡 e obra dos seus filhos mais ilustres, a come硲 pelo g鮩o da m? que foi Wolfgang Amadeus Mozart.
Texto e fotos: Alexandre Coutinho
Salzburgo 頵m perfeito exemplo de uma cidade que "recusou crescer" em demasia, que soube resistir ࠴enta磯 dos arranha-c鵳 e, mais recentemente, dos centros comerciais de gosto duvidoso. Isto n㯠quer dizer que tenha virado costas ࠭odernidade. Muito pelo contrᲩo. Optou claramente pela recupera磯 e manuten磯 do seu centro hist󲩣o, nomeadamente, no p󳭲? Guerra Mundial, quando teve de reconstruir a sua catedral (Dom), ferida na c? durante um bombardeamento a鲥o, em Outubro de 1944.
Consagrada a S㯠Rupert e S㯠Virgo, a catedral data do ano 1628 e 頣onsiderada pela sua imponꮣia e riqueza de ornamenta磯 do pero barroco, um dos tesouros de toda a regi㯠germano-austra. N㯠頰or acaso que Salzburgo 頦requentemente apelidada de "Roma germ⮩ca", tal o n? e diversidade de igrejas construs no pertro do seu centro hist󲩣o. Este ?o figura na lista do patrim󮩯 mundial da UNESCO desde 1997.
N㯠muito longe da catedral, a velha abadia de S㯠Pedro 鬠n㯠somente, uma obra-prima do barroco como se distingue, no seu interior, pelo estilo roc󣳮 Jᠡ vizinha igreja de S. Francisco denota um exterior puramente g󴩣o, enquanto o interior revela uma interessante decora磯 mais caracterica do barroco. Em Novembro ?o, esta igreja festejou a consagra磯 do seu novo org㯠com uma s鲩e de concertos reunindo obras dos peros clᳳico e rom⮴ico (Beethoven, Liszt, Boely, Brahms, etc...), que atram dezenas de forasteiros e habitantes locais.
Viagem no tempo
Passear a p頰elas antigas ruas medievais de Salzburgo, na margem esquerda do rio Salzach, assemelha-se a uma pequena viagem no tempo, perante um verdadeiro caleidosc󰩯 de edifos da Idade M餩a e dos peros renascimento e barroco, que conservam muitos dos seus elementos originais. Destaque para as ruas nas imedia絥s do Dom e da Residenz (antigo palᣩo dos arcebispos de Salzburgo e, ainda hoje, palco de numerosos jantares e recep絥s oficiais), como a Judengasse, a Goldgasse e a incontornᶥl Getreidegasse - uma via pedonal considerada a principal rua comercial da cidade. Na margem direita do Salzach, atravessando a ponte de Staatsbr?pode prolongar o passeio subindo a Linzergasse, pelo menos, at頠 igreja de S. Sebasti㯮
E quem jᠥstiver cansado de palmilhar ruas e pra硳, tem sempre a op磯 da cal裨e puxada por cavalos ou do aluguer de uma bicicleta, meio de transporte muito popular em Salzburgo, mesmo nos meses de Inverno. Desfrute tamb魠das margens do rio para longos passeios pedestres, um "jogging" matinal ou um percurso de bicicleta. As ᧵as lidas do Salzach fazem inveja ࠧrande maioria dos rios europeus.
No cimo do M?sberg, a fortaleza ou Festung de Hohensalzburg domina a paisagem e oferece a melhor panor⭩ca da cidade para os visitantes. Constru no ano 1077, pelo arcebispo Gebhard e posteriormente ampliada, no s飵lo XV, pelo arcebispo Leonhard von Keutschach, 頣onsiderada a maior e melhor preservada cidadela da Europa Central. Reza a hist󲩡 que a sua posi磯 privilegiada (a uma altura de 542 metros) permaneceu invicta ao longo dos s飵los. Por魬 desde 1892, pode ser alcan硤a por meio de um funicular, a partir da Festungsgasse. As armas de Salzburgo est㯠representadas ࠥntrada por um escudo com um le㯮
Mecenato favorece m?s
Mas a cidade dos pripes-arcebispos n㯠ficou na hist󲩡 unicamente pelo valor das suas igrejas, palᣩos e fortalezas. No s飵lo XVIII, uma cultura de mecenato favoreceu o surgimento de uma gera磯 de m?s de superior talento, entre os quais se viria a distinguir Wolfgang Amadeus Mozart, filho do m? de c⭡ra real, Leopold Mozart.
O terceiro andar da casa onde nasceu, a 27 de Janeiro de 1756, no cora磯 da jᠭencionada Getreidegasse, 頶isitado anualmente por milhares de curiosos e amantes das suas composi絥s, ᶩdos por descobrir os segredos da atmosfera que inspirou Mozart desde a mais tenra idade. No entanto e ࠥxcep磯 dos primeiros violinos que tocou em crian硠e de alguns retratos, pouco mais sobreviveu dos 26 anos vividos pela fama Mozart nesta casa. Em 1985, a Funda磯 Mozarteum viria a adquirir o apartamento dos vizinhos, para ali recrear com mobas da 鰯ca, um quarto tco do tempo da burguesia de Salzburgo, que tamb魠pode ser visitado.
Na Makartplaz, situa-se a casa onde Mozart viveu entre 1773 e 1781, no regresso dos seus p鲩plos pelas cortes da Europa e antes de se mudar para Viena. Ali comp?n?s sinfonias, serenatas e cinco concertos para violino e piano. No primeiro piso, poderᠡdmirar o ?o piano-forte tocado por Mozart (e mais tarde oferecido pelo seu filho Carl Thomas ࠆunda磯 Mozarteum) e mais alguns instrumentos de 鰯ca, bem como um extenso acervo documental sobre as viagens e obras do genial compositor. Infelizmente, nem uma partitura original! Apenas fac similes... Por ?o, n㯠perca a estᴵa de Mozart, do escultor alem㯠Ludwig Schwanthaler, no alto de um pedestal erguido 50 anos depois da sua morte (ocorrida a 5 de Dezembro de 1791), na Mozart Platz, naturalmente.
Em Salzburgo, ainda hoje, se pode escutar a m? de Mozart um pouco por toda a parte. Dos humildes m?s de rua aos mais requintados concertos, passando pelos jantares ࠬuz da vela organizados com trajes e ementas tradicionais da 鰯ca (s飵los XVII e XVIII). ɠo que prop? restaurante Stiftskeller - que se intitula o restaurante ("gasthaus") mais antigo da Europa, fundado pelos monges beneditinos, no s飵lo IX e com referꮣias que remontam ࠶isita do Imperador Carlos Magno ࠣidade -, ao som do Amadeus Consort, um grupo de m?s e cantores que se consagra ࠩnterpreta磯 das Ჩas mais c鬥bres de Mozart, como "A Flauta M᧩ca" ou "Don Giovanni".
Uma cultura de caf鳼/b>
A vida cultural de Salzburgo passa, igualmente, pelas muitas galerias de arte que pululam pela cidade e pelas tert? que se re?em alguns dos seus mais emblemᴩcos caf鳮 Por exemplo, o Caf頂azar, na proximidade dos teatros da Schwarzstrasse, jᠡcolheu personalidades como o Rei Eduardo VIII, Marlene Dietrich ou Louis Amstrong; e at頍ozart bebeu caf頢ranco no Tomaselli, na pra硠Alter Markt - o mais antigo caf頡ustro (data de 1703) -, que acaba de reabrir ao p?o completamente remodelado. Hᠭais de 100 anos (em 1890), no seu estabelecimento da Brodgasse, o chefe pasteleiro Paul F?riou o famoso Salzburg Mozartkugel, uma receita original de chocolate amargo e doce, cr魥 de nougat e pralin鬠que se tornaria no doce mais emblemᴩco e representativo da cidade.
Al魠dos passeios de cariz cultural, os entusiastas dos desportos de Inverno poder㯠estender a sua visita a uma das 42 esta絥s de ski da regi㯠("L䮤er") de Salzburgo. Entre as mais pr󸩭as da cidade, destaque para Postalm, no segundo planalto mais elevado da Europa (1200 a 1900 metros), com 20 quil󭥴ros de pistas de diferentes nis de dificuldade e garantia de neve, do Natal ao m고de Abril; Hallein D?rg-Zinkenlifte, com oito quil󭥴ros de pistas interm餩as (800 a 1600 metros); Zw?rhorn Seilbahn St. Gilgen, a 1522 metros, tendo por cenᲩo o lago Wolfgangsee; e Gaissbauer Bergbahn, com 40 quil󭥴ros de pistas de vᲩos nis devidamente sinalizadas, sob o lema: Neve at頯nde alcan硠a vista.
Nos ?os anos, Salsburgo afirmou-se igualmente como uma cidade vocacionada para acolher conferꮣias, seminᲩos e congressos, oferecendo um vasto conjunto de infraestruturas e uma gama diversificada de hot驳 e restaurantes (ver Bloco de Notas).
BLOCO NOTAS
Pa ?stria (Rep?a Federal, desde 1920).
?ea: 83849 km2.
Popula磯: 8,1 milh?de habitantes.