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Feliz Natal

domingo, 28 de setembro de 2008

Falta de disciplina em sala de aula

Voz do Professor
Sheila Cristina de Almeida e Silva Machado Graduada em Pedagogia; Especializada em Orientação Educacional; Pós-Graduada em Psicopedagogia; Atua como Orientadora Educacional no Instituto de Educação Renascença.
A Indisciplina na sala de aulaSheila Cristina de Almeida e Silva Machado
Primeiro dia de aula. Professor novo. Turma pouco afeita ao estudo. No caminho para seus novos afazeres os corredores da escola não parecem nada animadores para o recém-chegado professor. Na sala de aula todos os alunos estão de pé, circulando despreocupadamente, sem qualquer tipo de compromisso com o trabalho que está apenas começando.
Querem falar de outros assuntos, mais próprios e interessantes em sua opinião para pessoas que, como eles, estão em idade para freqüentar o Ensino Médio. Matemática não lhes parece parte integrante dos conhecimentos que necessitam para sobreviver na selva que percebem em seus cotidianos. Jaime, seu novo professor, mal consegue se apresentar, pois é interrompido com menos de 10 minutos em sala de aula pelo acionamento do sinal que faz com que todos os alunos saiam rapidamente da classe.
É apenas mais uma entre várias “brincadeiras” promovidas pelos alunos para interromper o trabalho que está sendo desenvolvido. Numa outra aula, quando as primeiras páginas do livro estavam sendo abertas no capítulo sobre frações e porcentagens, surgem dois novos alunos, atrasados, que trazem consigo justificativas que lhes permitem permanecer na aula.
Nenhum dos dois tem os materiais apropriados e ainda desrespeitam o professor com gestos obscenos. Ao ser interpelado pelo professor no final da aula um dos estudantes diz que não tem qualquer interesse pelo que está sendo ensinado e, além disso, ameaça o professor.
Para desestabilizar ainda mais as aulas de matemática, os jovens amotinados passam a assistir a aula tendo a seu lado outras pessoas que, como eles, não estão dispostos a estudar e que, da mesma forma como os primeiros, querem ameaçar e boicotar os esforços de Jaime. Para piorar ainda mais a situação, entre os outros membros do corpo docente a descrença na capacidade dos estudantes também se faz notar.
Nas reuniões pedagógicas ou mesmo nos intervalos (na sala dos professores), fica claro para o novo professor de matemática que entre seus colegas de trabalho não há nenhuma perspectiva positiva quanto ao futuro de seus novos alunos. Nem mesmo entre os pais a educação é vista como uma possibilidade de crescimento, de amadurecimento e de melhores chances no futuro...
A seqüência de acontecimentos acima descrita poderia retratar fatos ocorridos em qualquer escola do Brasil. Apresenta o que para muitos que trabalham com educação seriam situações corriqueiras, do cotidiano de seu trabalho.
Trata-se, entretanto de um recorte feito a partir do filme “O Preço do Desafio” (Stand and Deliver), do diretor Ramon Menendez, produzido pela Warner Bros em 1988 a partir da história real de Jaime Escalante, um professor de matemática.
Quando nos referimos a Instituição Escolar, não podemos deixar de enfocar essa questão que suscita muitas dúvidas a educadores, diretores, pais e até mesmo a alunos: a indisciplina.
- O que é uma classe indisciplinada?
- O que o professor pode fazer para ter controle perante situações de indisciplina?
No ambiente escolar em que trabalho, as principais queixas dos professores relativamente à indisciplina são: falta de limite dos alunos, bagunça, tumulto, mau comportamento, desinteresse e desrespeito às figuras de autoridade da escola e também ao patrimônio; alguns professores apontam que os alunos não aprendem porque são indisciplinados em decorrência da não imposição de limites por seus familiares; o fracasso escolar seria então o resultado de problemas que estão fora da escola e que se manifestam dentro dela pela indisciplina; de acordo com esses professores, nada pode ser feito enquanto a sociedade não se modificar. Condutas como essas são também observadas em outras instituições particulares e em escolas públicas. Podemos afirmar que no mundo atual a maioria das escolas enfrenta estas questões, que perduram há anos, sofrendo obviamente alterações históricas de acordo com as contingências sócio-culturais.Atualmente a indisciplina tornou-se um “obstáculo” ao trabalho pedagógico e os professores ficam desgastados, tentam várias alternativas, e já não sabendo o que fazer, chegam mesmo em algumas oportunidades a pedir ao aluno indisciplinado que se retire da sala já que ele atrapalha o rendimento do restante do grupo. Nesses casos, os alunos são encaminhados ao Serviço de Orientação Educacional. Muitas vezes há pressões por parte dos professores para que sejam aplicadas punições severas a esses estudantes.
- Como agir nessa situação? De que forma ajudar?
O que é uma Classe Indisciplinada?
Para iniciarmos uma reflexão sobre essas questões, vamos destacar o que significa a palavra indisciplina a partir de algumas definições quanto ao termo.
Indisciplina – procedimento, ato ou dito contrário à disciplina; desobediência, desordem, rebelião. (Dicionário Aurélio).
De acordo com o sociólogo francês François Dubet (1997), “a disciplina é conquistada todos os dias, é preciso sempre lembrar as regras do jogo, cada vez é preciso reinteressá-los, cada vez é preciso ameaçar, cada vez é preciso recompensar”. Isso nos coloca diante de um antônimo de indisciplina, nos lembrando que o respeito às regras dentro de uma instituição é de fundamental importância para o seu funcionamento pleno e que, conseqüentemente, a indisciplina representa a ameaça pela desobediência às regras estabelecidas. Por isso Dubet ressalta a necessidade dos professores relembrarem as regras e estimularem o seu cumprimento no decorrer do ano letivo.
Segundo o professor Júlio Groppa Aquino: ”O conceito de indisciplina, como toda criação cultural, não é estático, uniforme, nem tampouco universal. Ele se relaciona com o conjunto de valores e expectativas que variam ao longo da história, entre as diferentes culturas e numa mesma sociedade.”
Groppa ressalta que a manutenção da disciplina era uma preocupação de muitas épocas como vemos em textos de Platão e nas confissões de Santo Agostinho, de como a sua vida de professor era amargurada pela indisciplina dos jovens que perturbavam “a ordem instituída para seu próprio bem”.
Diante dessa idéia de Júlio Groppa, não podemos deixar de lembrar da forma como as escolas até os anos 1960, conseguiam fazer com que seus alunos se comportassem. A disciplina era imposta de forma autoritária, com ameaças e castigos.
Os educandos temiam as punições e esse medo levava a obediência e a subordinação. Além de submetidos a uma rigorosa fiscalização, não podiam se posicionar utilizando-se de questionamentos e reflexões. Os professores eram considerados modelos e, em virtude do conhecimento que possuíam, agiam como donos do saber.
“A educação se torna um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o depositante” (Freire, 1998) por isso passa a ser chamada de “educação bancária”. Segundo a educadora Rosana Ap. Argento Ribeiro, “a educação bancária é classificada também como domesticadora, porque leva o aluno a memorização dos conteúdos transmitidos, impedindo o desenvolvimento da criatividade e sua participação ativa no processo educativo, tornando-o submisso perante as ações opressoras de uma sociedade excludente. O papel da disciplina na educação bancária é fundamental para o sucesso da aprendizagem do aluno. Nela, a obediência e o silêncio dos alunos são aspectos importantes para garantir que os conteúdos sejam transmitidos pelos professores”.
Atualmente, nos primeiros anos do século XXI, estamos vivendo num outro contexto. Influenciados por mudanças políticas, sociais, econômicas e culturais, professores e alunos, e mesmo a própria instituição escolar, assumem um papel diferente na sociedade. Nessa nova realidade a educação bancária já não deveria ser aplicada dentro das escolas.
Acredita-se hoje que os professores devem estar mais preocupados com seu aperfeiçoamento, permitindo que seus alunos questionem, tirem suas dúvidas, se posicionem. Enquanto os alunos, por sua vez, têm mais acesso à informação, se consideram livres para questionar, criar e participar. Outro aspecto importante quanto à educação no 3° milênio refere-se ao fato de que a instituição escolar deveria estar mais aberta para a participação dos pais e da comunidade em suas atividades e mesmo, nas propostas curriculares.
François Dubet reforça a idéia de que “os professores mais eficientes são, em geral, aqueles que acreditam que os alunos podem progredir, aqueles que têm confiança nos alunos. Os mais eficientes são também os professores que vêem os alunos como eles são e não como eles deveriam ser”.
Quanto às afirmações anteriores percebo em minha realidade que alguns professores se mostram preocupados quanto a sua formação e prática profissional enquanto uma quantidade expressiva ainda demonstra grande resistência à reflexão e ao aperfeiçoamento do seu trabalho por se considerarem experientes e prontos para o exercício do magistério.
No que se refere aos estudantes é possível verificar que há um grande incentivo da família quanto aos estudos e ao mesmo tempo há um maior acesso a recursos que facilitam e promovem o processo de ensino-aprendizagem, como livros, computadores, internet, revistas, jornais, filmes... Essa circunstância realmente os torna mais críticos, questionadores e participativos. Porém, nem todos conseguem utilizar essas ferramentas de forma consciente e produtiva.
Os pais, por sua vez, comparecem a escola para presenciar a apresentação de trabalhos realizados por seus filhos apenas como observadores, sem posicionamentos mais efetivos e críticos. Há, porém baixo índice de comparecimento nas reuniões solicitadas pela escola, especialmente entre os pais cujos filhos freqüentam turmas da sexta série do ensino fundamental ao ensino médio.
O que o professor pode fazer para ter controle perante situações de indisciplina?
Sabemos que para obter disciplina em qualquer ambiente em que vivemos não podemos deixar de falar de respeito. Segundo Tardeli (2003), o tema respeito está centralizado na moralidade. Isso quer dizer que cada pessoa tem, junto com sua vida intelectual, afetiva, religiosa ou fantasiosa, uma vida moral. E o primeiro a atribuir um significado a moralização e inserir no conceito de ética foi o filósofo Demócrito.
Sabemos que atualmente o papel do professor dentro da escola é muito mais abrangente, pois ele precisa estar atento às capacidades cognitivas, físicas, afetivas, éticas e para preparação do educando para o exercício de uma cidadania ativa e pensante.
Será que sabemos ouvir nossos alunos? O diálogo envolve o respeito em saber ouvir e entender nossos alunos, mostrando a eles nossa preocupação com suas opiniões e com suas atitudes e o nosso interesse em poder dar a assistência necessária ao aperfeiçoamento do seu processo de aprendizagem.
É também compromisso do educador se preocupar com a disciplina e a responsabilidade de seus alunos. Para Piaget (1996), “o respeito constitui o sentimento fundamental que possibilita a aquisição das noções morais” .Conseguimos atingir a responsabilidade, desenvolvendo a cooperação, a solidariedade, o comprometimento com o grupo, criando contratos e regras claras e que precisarão ser cumpridas com justiça.
O professor passa a se preocupar com a motivação de seus alunos, tendo maior compromisso com seu projeto pedagógico e as questões afetivas, obtendo dessa forma uma relação verdadeira com seus educandos. Sob uma visão Piagetiana, o professor que na sala de aula dialoga com seu aluno, busca decisões conjuntas por meio da cooperação, para que haja um aprendizado através de contratos, que honra com sua palavra e promove relações de reciprocidade, sendo respeitoso com seus alunos, obtendo dessa forma um melhor aproveitamento escolar.
Segundo Tardeli (2003), “Só se estabelece um encontro significativo quando o mestre incorpora o real sentido de sua função, que é orientar e ensinar o caminho para o conhecimento, amparado pela relação de cooperação e respeito mútuos”.
Como agir nessa situação? De que forma ajudar?
Não podemos deixar de ter como foco em nosso trabalho o SER HUMANO. Precisamos valorizar as pessoas. Uma frase de Walt Disney ilustra bem essa idéia: “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo... Mas é necessário TER PESSOAS para transformar seu sonho em realidade”. Estamos envolvidos com pessoas em nosso dia a dia: alunos, professores, pais, coordenadores, orientadores e diretores e, por isso, precisamos aprender a trabalhar em equipe para obter uma instituição forte, competente e coesa. A qualidade é obtida através do esforço de todos os seus integrantes, onde cada profissional é importante e cada aluno também. A escola é uma organização humana em que as pessoas somam esforços para um propósito educativo comum.
Avaliação deste Artigo:
Versão para Impressão

Principais sites sobre educação

http://www.escolanet.com.br/sala_leitura/sites_educ.html

Curriculum Lattes- Projeto de Historia - Marilia Lopes de Campos

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4782759D0#LP_Linguagens%20Audiovisuais,%20forma%C3%A7%C3%A3o%20cidad%C3%A3%20e%20redes%20de%20conhecimento

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

SITES SOBRE HISTÓRIA
Apresentação com comentário

APRESENTAÇÃO
REGIME MILITAR NO BRASIL
HISTORIA GERAL E DO BRASIL
JORNAL HISTÓRIA&MEMORIA
CONSEJO NACIONAL PARA LA CULTURA Y LAS ARTES
O ANO 1968 NO BRASIL
MITOLOGIA GRECO-ROMANA E DE OUTROS POVOS
LUIZ GUILHERME MOREIRA - RELAÇÃO DE SITES SOBRE HISTÓRIA
GUIA DA INTERNET PARA CIENTISTAS SOCIAIS, HISTORIADORES E ARQUIVISTAS
CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS - CEBELA
INFORMATIVOS ELETRÔNICOS
OFICINA CINEMA-HISTÓRIA
ESCOLA NET
REDE DE ESPECIALISTAS - GOVERNO DO RIO DE JANEIRO
POVOS INDÍGENAS DO BRASIL
REVISTA ONLINE "CABRAL, O VIAJANTE DO REI"
GRAMSCI NO BRASIL
PATRIA GRANDE
SITE DE ALUNOS DE ECONOMIA DA UFMA

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APRESENTAÇÃO


Nesta página apresentamos sites relacionados com o saber histórico que julgamos mais interessantes.
Sugerir sites não é novidade nas diversas homepages na Internet.
Mas observamos que poucas homepages trazem comentários sobre os sites sugeridos e quando trazem são deveras sucintos.
Por isso resolvemos inovar apresentando comentários mais extensos sobre os sites que sugerimos, com informações essenciais, de tal forma que, antes de acessá-los, o navegador tenha uma idéia mínima dos conteúdos e da qualidade dos mesmos.
É claro que esta relação é sempre incompleta.
Com certeza há outros sites interessantes que desconhecemos
Na medida em que formos conhecendo outros, iremos incluindo-os nesta relação.
No caso de sites que trazem relação de sites sobre História apresentaremos esta relação com os comentários, se houver, do criador do site.




R E T O R N A___A O___Í N D I C E




O REGIME MILITAR NO BRASIL


É um Site ainda em construção sobre o regime militar. Nele encontramos um resumo histórico dos governos militares e ainda a presidência anterior ao regime e o período de redemocratização.
Há informações sobre alguns fatos que marcaram a ditadura: os movimentos de oposição e a repressão. O menu possui os seguintes itens: [Governos] [Resistência] [Repressão] [Pesquisa]
- No Item [governos] há apresentação doss governos de: Jânio Quadros, João Goulart, dos governos do Regime Militar: Castello Branco, Costa e Silva, Geisel, Junta Militar, Médici, Figueiredo; e por último, do governo Sarney.
- No item [resistência] dá-se destaque aos movimentos sociais como o movimento estudantil, Movimentos sindicais, Ligas Camponesas, e os grupos que foram para a luta armada fazendo uma síntese histórica de sua atuação.
- O item [Repressão] ainda não foi consttruído.
- O Item [pesquisa] sugere uma série de instituições, jornais, bibliotecas como fonte de pesquisa.
- Possibilita também download de reportaagens e artigos sobre o Regime Militar publicados na imprensa brasileira.
- Oferecemos este download também nesta página. Clique logo abaixo para fazer o download:


Download de textos sobre a ditadura militar no Brasil








R E T O R N A___A O___Í N D I C E




HISTORIA GERAL E DO BRASIL


Traz informações sobre o Brasil Colonia, Independencia do Brasil, Brasil Imperio.
Quanto à História Geral traz também informações sobre a Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
- Sobre a historia moderna há o seguintee: o estado nacional e o absolutismo;o mercantilismo e sistema colonial; a reforma; o expansionismo maritimo-comercial;o renascimento cultural
- Sobre a Idade media: O Despertar da Euuropa; a Baixa Idade Média; a Questão do Comércio; Desenvolvimento Urbano; O Papel da Mulher; As Corporações de Ofício; Senhores Feudal X Burguesia; A Igreja Católica na Idade Média; A Crise dos Séculos XIV e XV
- Sobre a Idade Contemporânea: Iluminismmo e ciencia politica; independencia dos Estados Unidos; a revolução inglesa; a revolução industrial; a revolução francesa; o congresso de viena e as revoluções liberais; o movimento operario europeu; o imperialismo afroasiatico;unificação da Alemanha e da Itália; os Estados Unidos no seculo XIX; a América Latina no seculo XIX; 1ª grande guerra; revolução russa de 1917;o nazi-fascismo; a crise de 1929; 2ª guerra mundial








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JORNAL MEMÓRIA&HISTÓRIA

Homepage do Jornal História & Memória, confeccionado por alunos de graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Há neste site artigos relacionados à historia como: "Determinando objetos e objetivos: a escrita histórica" de Marcelo Mac Cord;"Fausto e a conveniência: O nazi-fascismo no cinema", do Professor de História Daniel Aarão Reis Filho.
Há indicações de eventos ligados à história como também entrevistas com historiadores como :
Lucia Oliveira Lippi - Diretora do Centro de Pesquisas e Documentação da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV).
Leandro Konder - Filósofo e professor do Departamento de Educação da PUC.
Falcon - Cordenador do curso de Pós-Graduação da PUC - RJ.
Ciro Flamarion Cardoso - Professor do Departamento de História da UFF.
Philippe Joutard - Ex-reitor da Academia de Toulouse.
Maria Yedda Linhares - Professora Emérita da UFRJ.
Arno Wheling- Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).








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CONSEJO NACIONAL PARA LA CULTURA Y LAS ARTES


O Centro de Cultura Tijuana é o principal espaço de cultura do noroeste do mexico e um dos mais importantes de todo o pais.
Desde sua criação em Tijuana, Baixa California, el CECUT representou uma oportunidade múltipla para o desenvolvimento da cultura não somente nesta cidade mas também na importante zona fronteiriça a que pertence.
Artes plasticas o cinema, o teatro, a musica e o pensamento da baixa californa e o resto do pais, sem excluir as manifestações internacionais, tem encontrado neste site um ponto de confluência, constituído por um magnífico espaço arquitetônico que se converteu em uma presença digna da cidade. Particularmente interessante nesta homepage são as páginas que trazem informações e fotos dos grupos indígenas da baixa california e dos instrumentos de tortura ao longo da história ocidental cujo acesso direto é este:

Instrumentos de Tortura no Ocidente








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O ANO 1968 NO BRASIL

Site ainda em construção mas que já traz sobre o ano 1968 no Brasil. Traz uma série de fotos como a passeata dos 50 mil, manifestações estudantis, etc... acompanhadas de frases de lideranças e intelectuais da época como Wladimir Palmeira, Florestan Fernandes, Hélio Pellegrino... É apresentada também uma cronologia com os principais fatos de janeiro a junho de 1968 onde são lembrados fatos como estréia da peça Roda Viva no Teatro Princesa Isabel no Rio de Janeiro, Passeata dos cem mil no Rio de Janeiro, Ato Público na Praça da Sé em comemoração ao 1º de maio, etc....
Eis algumas frases de lideranças e intelectuais que destacamos:

. Vladimir Palmeira: "O Povo está na praça pública, logo está na sua casa, este é um direito de propriedade que precisa ser respeitado."
. Hélio Pellegrino, na passeata dos 100 mil: "Isto aqui não é a marcha da família com Deus; é a do Povo pela sua libertação."
. Padre Luciano, na passeata dos 50 mil:"Onde estiver o sangue generoso dos jovens, lá estaremos nós, suas mães."
. Irene Papi, na passeata dos 100 mil: "Não somos uma trincheira para ser conquistada! Vocês estão gastando canhão para matar passarinho."
. Florestan Fernandes: "Reafirmamos nossa disposição de responder violentamente à violência da ditadura."








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MITOLOGIA GRECO-ROMANA E DE OUTROS POVOS


Traz estudossobre mitologia greco-romana principalmente mas também sobre as do Oriente, egito, Celta, e em breve sobre a do Brasil.
Traz fábulas gregas como: ""A criação do homem por prometeu"; "As idades da humanidade";"Aracne versus Atena";"A dor de Io";"As idades da humanidade". Informações sobre deuses gregos.
Há textos como:"As musas" - René Menard; "Os centauros", pierre Grimald; os signos do zodíaco, rené Menard; "Ab Initio...uma viagem pelos Mitos da Criação", por Breno xavier. "No principio era o Caos - O nascimento dos Primeiros Deuses" - por Breno Xavier "Uma introdução aos aspectos do Mythos Grego-romano", por Breno Xavier.
Há a galeria de mitos destacando a mitologia celta, a mitologia chinesa, mitologias diversas, mitologia egípcia, mitologia escandinava, folclore, mitologia maia.
Há a Enciclopédia Mythos com 138 verbetes dos quais destacamos: Abadir, Abas, Acacális, Ácaco, Academo, Acalânti, adonis, agláia,afrodite, cárites, cronon, dionísio, deméter, dione,gálates, ganimedes, zeus, zéfiro, zagreu,vênus, vulcano, Urano, Ulisses, Tânato, Taras, Titãs, Réia, Quimera, Quirino, perséfone, Oceano, Leto, Jápeto, Ícaro, Hádes, Hebe, Hefesto, Hermes, Héstia, Hipérion,Gálates, Ganimedes, Éos, Ésfinge,electra, eco, efialtes, deméter, dione, dionísio, Bia, etc...








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LUIZ GUILHERME MOREIRA - RELAÇÃO DE SITES SOBRE HISTÓRIA

Relação de Sites referentes à história feita pelo aluno de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz Guilherme Moreira. Nela constam os seguintes sites:
1. Abolição e os Imigrantes - Síntese do processo de abolição.
2. Ação Integralista Brasileira - História da AIB e sua ideologia.
3. Acervo da História do Brasil - Coletânea de fatos históricos importantes ocorridos no Brasil. Os 100 anos de Canudos. Conheça a Bahia. Salvador, BA.
5. Arquivo Nacional - Informações sobre vários momentos da História do Brasil.
6. A Aviação Militar e as Revoluções - As Revoluções de 1922 a 1935 sob o ponto de vista dos militares.
7. Benjamim Constant - Informações sobre o militar.
8. Brasil em Resumo - Painel das características do Brasil.
9.Brasil por Sérgio Koreisha - Informações sobre a Independência do Brasil e outros períodos da História do Brasil. Em Inglês.
11. Café e a Escravidão Africana - Informações sobre a escravidão, dados sobre o censo da época e documentos históricos com procurações e impostos vigentes.
12. Canudos 100 anos - História de Canudos: resenhas, artigos e ensaios.
13.Colonização Portuguesa - Resumo histórico da colonização portuguesa entre 1497 e 1600. Em inglês.
14. Companhia de Jesus - História da Companhia de Jesus e as missões jesuíticas.
15.Constituição de 1988 - Constituição de 1988 está disponível neste site.
16.Ditadura Militar - Reportagens sobre a ditadura no Brasil, com informações sobre os grupos guerrilheiros, as técnicas de tortura. Em inglês.
17.Euclides da Cunha - Artigos a respeito do autor.
18. Fernando Henrique Cardoso - Currículo de FHC e o discurso do Presidente.
19. Getúlio Vargas - Perfil de Getúlio. Site sobre a Revolução de 1930 e a legislação trabalhista.
20.Getúlio Vargas - Morte - Carta deixada por Getúlio e as repercussões de sua morte.
21.Giuseppe Garibaldi - Fotos e dados biográficos, em inglês.
22. Governos Militares - Texto sobre vários governos do período militar.
23.Grupo de História e Teoria da Ciência - Grupo da UNICAMP que congrega professores e pesquisadores que se dedicam a pesquisas sobre história da ciência, filosofia da ciência e temas correlatos.
24. Guerra do Paraguai - Site não-oficial das Forças Armadas, que retrata o tema.
25.Guerra dos Emboabas e Tiradentes - Links para sites a respeito dos temas.
26. História da República Brasileira - Abrange do marechal Deodoro a Collor e algumas informações sobre alguns movimentos sociais na História da República.
27.História de Manaus - Página oficial de Manaus, com sua História.
28.História do Uruguai - Breve História do Uruguai, com fatos implicando Brasil e Argentina.
29.Imigração Japonesa - História da imigração Japonesa no Brasil, em inglês.
30.Independência do Brasil - Home page sobre a Independência do Brasil. Além disso, contém informações sobre livros e CD-ROMs sobre História, links para criação de Home Pages e links sobre História.
31.Índios Guaranis - Mitologia e um dicionário guarani. Em espanhol e inglês.
32.Instituições Políticas - Texto sobre as Instituições Políticas Brasileiras: Constituição, Executivo etc.
33. Italianos no Sul - História e organização da Festa da Uva no Sul.
34. Joaquim Nabuco - Correspondência de Joaquim Nabuco entre 1865 e 1910 sobre Abolicionismo, Constituições, República e outros.
35.Laboratório de História Antiga da U.F.R.J. (LHIA). 36.Lampião e o Cangaço - Breve histórico do Cangaço e a saga de Lampião.
37.Lula - Biografia e sua participação na greve histórica do ABC.
38.Mapas Raros - O Novo Mundo - Visão dos europeus sobre a América entre 1544 e 1688.
39. Maurício de Nassau - Desenhos de animais feitos pelos artistas de sua comitiva.
40.Mitologia - Enciclopédia Mitológica em inglês, com mais de 4300 definições de deuses de todas as origens. Contem informações sobre deuses, folclore e lendas
41.Movimentos Sociais e Democráticos - Página da Unesp com informações sobre o tema.
42.Museu da República - Visita virtual ao museu, onde pode ser encontrada a galeria dos presidentes brasileiros.
43.Museu Mariano Procópio - Visita virtual ao museu, onde se vêem peças, moedas, dependências dos imperadores do Brasil.
44.O Estado: Reformas - Busca no arquivo do jornal O Estado de SP reportagens sobre as reformas políticas. Escreva reforma e politica (sem acento), clique em pesquisar e obtenha mais de 3.000 reportagens.
45.PROEDES - O Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade é um grupo de pesquisa da Faculdade de Educação da UFRJ que trabalha desde 1987 em duas linhas de pesquisa: a) história das instituições educacionais e científicas; b) construção do pensamento educacional brasileiro.
46. Princesa Isabel - Coleção de fotografias da Princesa e fotos da época.
47. Projeto Vera Cruz 500 anos - Comemoração do V Centenário do Descobrimento. Patrocinado pelo Ministério da Cultura e pela FUNARTE.
48.Quilombo dos Palmares - Reportagem da revista Sem Fronteiras sobre o Quilombo.
49. Rebeliões Pernambucanas - Rebeliões ocorridas durante a Colônia e a Monarquia.
50. Revolução Pernambucana - Site com Links sobre o tema.
51. Revolta da Vacina - Home page da TV Cultura, com site sobre o tema.
52. Revolta dos Beckman - Rio de Janeiro através dos jornais (1888-1969) por João Marcos Weguelins - Algumas reportagens sobre acontecimentos históricos em jornais da época.
53. Scientific American - Canal direto para quem gosta de notícias e pesquisas cientificas. Cobertura completa de tudo sobre Natureza, Ciência e Tecnologia, História e Exploração do Mundo, com filmes e fotos bem elaborados.
54. Simón Bolívar - Discursos de Bolívar e links para outras páginas.
55.Tancredo Neves - Morte - Fotos e reportagens sobre o assunto.
56.Transição Sarney/Collor/FHC - Textos sobre o momento, incluindo as disputas eleitorais.
57.Viagem pela História do Brasil - Link do livro Viagem pela História Brasileira.
58.Visconde de Mauá - Biografia e fotos.






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GUIA DA INTERNET PRA CIENTISTAS SOCIAIS, HISTORIADORES E ARQUIVISTAS


Guia da Internet para cientistas sociais, historiadores e arquivistas é um site da Fundação Getúlio Vargas construído por Celso Castro (editor) e Camila Baptista (estagiária), do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas.
O objetivo deste guia é auxiliar pesquisadores, professores e alunos de Ciências Sociais, História e Arquivologia na utilizaçãoda Internet.
Estão aqui reunidas informações sobre instituições brasileiras que disponibilizam, na Internet, recursos relativos a essas áreas.
Há endereços eletrônicos e homepages de universidades, centros de pesquisa, agências de financiamento, revistas, arquivos, museus e bibliotecas no Brasil.
Também foram reunidas informações sobre listas de discussão, informativos eletrônicos e endereços de centros de pesquisa no exterior especializadas em estudos brasileiros ou latino-americanos.
Para os usuários iniciantes da Internet, o guia traz ainda algumas dicas sobre como localizar recursos na rede.


Traz os seguintes itens:

.Apresentação
.Instituições
.Revistas
.Informativos e Listas de Discussão
.Links para o Exterior
.Sugestões e Comentários









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CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS SUPERIORES LATINO-AMERICANOS - CEBELA


O Centro Brasileiro de Estudos (Superiores) Latino-Americanos, CEBELA, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada na cidade do Rio de Janeiro, em 19 de janeiro de 1982, reunindo pesquisadores, professores universitários e profissionais de diversas áreas do conhecimento social.
Entre seus fundadores figuram Antônio Houaiss (Presidente), Roberto Amaral, Herbert José de Souza, César Guimarães, Darcy Ribeiro, Regina Gualda, Jorge Werthein, Nilson Lage, Elizabeth Fox e Leon Hirsmann.
Instituição não-governamental e de direito privado, independente de partidos e organizações políticas ou correntes religiosas, o Centro Brasileiro de Estudos (Superiores) Latino-Americanos, CEBELA, é dirigido por um Colégio de Diretores não-remunerados e pela Assembléia de Associados que inclui representantes da vida social, universitária e científica do país e membros correspondentes espalhados por todo o mundo.
Organização de serviços, consultoria, pesquisa e ensino, o CEBELA tem como principais objetivos a reunião de profissionais voltados para o desenvolvimento econômico e político, a produção de pesquisa teórica e aplicada e a formulação de políticas sociais comprometidas com o progresso humano e o aprimoramento da gestão pública.
Para cumprir com sua missão, o CEBELA desenvolve políticas editoriais, promove cursos e presta serviços de assessoria e consultoria a empresas públicas e privadas, governos estaduais, prefeituras, organismos e instituições nacionais e internacionais, principalmente nas áreas de planejamento para o desenvolvimento, administração pública, recursos humanos, políticas regionais, organização institucional, descentralização e municipalização.
O CEBELA promove uma articulação entre pensadores, cientistas políticos e intelectuais em geral, tanto em sua inserção latino-americana quanto como instituição científico-cultural com atuação nacional, com núcleos de reflexão nos principais centros universitários brasileiros.

Acesso aos Serviços/Cebela :
O acesso aos serviços fornecidos pelo CEBELA é privativo de seus associados e dos participantes de convênios de cooperação, consultoria ou assessoria.
O CEBELA conta com o apoio de instituições nacionais, da receita derivada de seu quadro de associados, bem como com a renda gerada por seus serviços de assessoria, consultoria, promoção de cursos e convênios, seminários e publicações.

Publicações do Cebela :
•Textos políticos da história do Brasil
•Revista Comunicação&política








R E T O R N A___A O___Í N D I C E




INFORMATIVOS ELETRÔNICOS

Informativos eletrônicos é um Site da Fundação Getúlio Vargas e editado por Celso Castro .
Em novembro de 1994 foram criados no CPDOC os primeiros informativos eletrônicos brasileiros da área de Ciências Humanas, que logo tornaram-se referências obrigatórias para professores, pesquisadores e estudantes dessas áreas:
São oferecidos informativos eletrônicos para:
1. Ciências Sociais no Brasil
2. História no Brasil
3. Arquivologia no Brasil


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Para assinar gratuitamente qualquer um dos informativos,
basta enviar uma mensagem para listproc@forum.lncc.br incluindo, na primeira linha:


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Praia de Botafogo, 190, sala 1112 - Botafogo - Rio de Janeiro
CEP: 22253-900 - Brasil
Tel.: (55 021) 536-9274
Fax : (55 021) 536-9421
O editor dos informativos eletrônicos edita também o Guia da Internet para cientistas sociais, historiadores e arquivistas, já indicado nesta relação,.







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OFICINA-HISTÓRIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


o Site oficina cinema historia - da universidade federal da bahia - é um dos 15 melhores sites de historia segundo o provedor Universo online - A Oficina Cinema-História: Núcleo de Pesquisa e Produção de Vídeos Históricos é um projeto ligado ao Departamento e Mestrado em História da Universidade Federal da Bahia, iniciado há três anos, que visa o estudo da relação cinema-história em suas diversas matizes e a criação de um centro de produção de vídeos históricos. O cinema é estudado enquanto agente da história, documento historiográfico e nova linguagem para o ensino da História.


Eis os itens da Homepage:


."O Olho da História" - informações sobre a Revista de História Contemporânea publicada semestralmente desde 1996 por este Núcleo de Pesquisa


. O que Produz :


a) Filmografia Histórica - Produzida pelo pesquisador Antonio Reis Junior e destinada a professores do segundo grau, conta com 106 títulos de filmes comentados.
b)"A Meia-Noite do Século" - Vídeo-documentário, produzido pela Oficina Cinema-História, que aborda o processo histórico do surgimento e desenvolvimento do pensamento socialista, a experiência da Revolução Russa e a posterior burocratização da URSS que desembocou no fenômeno stalinista.
c)Teoria da Relação Cinema-História - Discute em páginas subsequentes temas como a relação passado/presente nos filmes, o uso de imagens para o ensino de História, etc., etc...

. Enfoques do Mês - Textos adicionados todo mês. Novo texto: Leitura Crítica: Um Inventor de Vidas e Lugares, resenha do livro "Jaú dos Bois", vencedor do Prêmio Literatura 1996, de Aleilton Fonseca, por Cid Seixas. Leia também os também os textos do messes passados.

. Videoteca Potemkim - Acervo da Oficina Cinema-História que conta com 131documentários e 116 filmes. Agora disponíveis aos alunos e professores do dpto. de Historia da UFBA.

. Eventos - Indicações de eventos, cursos e concursos - Última atualização: 26 / 08 / 98.

. "Interfaces da História" - Caderno de textos que pretende interrelacionar a História com os demais saberes das Ciências Humanas, fazendo frente à atual crise de paradigmas vivida pelas Ciências Humanas em geral.

. Poesias - Eisenstein, José Carlos Capinan, Clóvis Moura, J.C. de Melo Neto, Eliana Mora, Celso Nogueira, Pedro Pellegrino, Rasputin.

. Informativo eletrônico mensal, distribuído gratuitamente através de e-mails, com mensagens curtas sobre livros, cinema, sites, teses, além de ser um espaço aberto à contribuição dos interessados.

. Cadastro de Pesquisadores - Este item convida para visita, cadastramento e participação em mala direta.

. Lista de Discussão cinehis-l - Lista de discussão via e-mails funcionando desde novembro de 97.

. Mais de 100 links para história, cinema, etc.

. Lista de todos os textos disponíveis no site



. ENDEREÇO:

Oficina Cinema-História:
Estrada de São Lázaro, 197, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (UFBA), Setor de Pós-Graduação, sala 09. Federação. CEP 40210-130. Salvador - Bahia - Brasil.
Endereço para correspondência:
Oficina Cinema-História - C.P. 7238, Agência Pituba, CEP: 41811-940, Salvador - Bahia - Brasil.
Telefone:
(071) 237-7574 (mestrado em História)
E-Mail: crisnova@ufba.br e cinehis@svn.com.br.
Coordenação geral:
Jorge NóvoaCoordenação de pesquisa:
Cristiane NovaWeb design: Luciano Nascimento







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ESCOLANET

Um espaço para escolas e projetos educacionais dentro da internet.


PRETENDE SER , NO CASO DE ALUNOS, UMA HOMEPAGE DE AUXÍLIO AO ESTUDANTE:

- Dispõe de biblioteca de sites divididaa por matéria e assunto para facilitar pesquisas escolares.
- Tem os melhores trabalhos das diversass escolas divulgados na rede
- Fica sabendo de tudo que rola: diversãão, esporte, lazer, saúde e net.
- Tem um Chat - Bate um papo - que posssibilita intercomunicação entre alunos de diversas escolas.


PARA DIRETORES DE ESCOLA PROPÕE OS SEGUINTES SERVIÇOS:

- Integra a escola de cada um em uma redde nacional de escolas.
- Divulga as atividades de cada escola eem um site específico totalmente voltado para a Educação.
- A EscolaNet também incentiva projetos entre escolas com o apoio de grandes patrocinadores.
- Dinamiza a comunicação escola/professoor com seus alunos, pais e também com a comunidade.
- Aumenta o número de acessos à home pagge da escola cadastrada, pois a EscolaNet gera um maior número de consultas do que um site isolado na rede - cerca de 40.000 usuarios (mês) - 150 mil page views em sua base de dados (mês).


* COMO ENTRAR NA ESCOLANET - Qualquer escola pode participar da EscolaNet, basta efetuar o cadastro de sua escola "on line" ou entrar em contato.
Qualquer pessoa pode mandar o seu trabalho que, após passar por uma avaliação de professores, poderá ser colocado neste site.


* ITENS DA HOMEPAGE ESCOLANET:

- o que é escola net
- trabalho dos alunos
- projeto nas escolas
- sites de estudo
- diversão e dicas
- esporte e saúde
- guia do professor
- forum de debates
- ,batepapo chat
- procure sua escola
- download
- cadastre-se


* Como exemplo temos estes seguintes temas no Item "sites de estudo":

História , Geografia , Matemática , Biologia , Química, Português, Literatura, Física, Filosofia, Línguas, Ciências, Astronomia, Ecologia e Meio Ambiente, Informática e Internet, Vestibular, Política, Economia e Contabilidade, etc.

* No tema "História" damos como exemplo os seguintes sites:

.Inconfidência Mineira, Documentação indígena, Segunda guerra mundial, Site brasileiro sobre Egiptologia, Regime Militar de 64,Canudos - 100 anos, Historia do Rio Grande do Sul (Os primeiros imigrantes - Revolucao Farroupilha e a história das Missões), Biografia de Joaquim José da Silva Xavier, Arqueologia em conexão para estudantes e pesquisadores sobre arqueologia, Euclides da Cunha - Biografia, Bandeiras Históricas Brasileiras, História do Brasil Imperial,Anchieta- Sobre o padre José de Anchieta, A Segunda Guerra Mundial - 1939 a 1945, etc.
* Como exemplo de temas de trabalhos de alunos temos :
História, Geografia, Matemática, Português, Literatura, Física, Química, Biologia, Artes, Línguas, Outros.


OBSERVAÇÃO: No item "outros" há a indicação da Homepage de Dimitri Teixeira Moreira dos Santos, (filho do professor Laerte Moreira dos Santos, da área de Estudos Sociais da ETFSP) que apresenta os seus trabalhos escolares, feitos no ano de 1998. Para acesso direto, clique:


HOMEPAGE DO DIMITRI










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SITE REDE DE ESPECIALISTAS - GOVERNO RIO DE JANEIRO


O Site Rede de Especialistas é parte do Projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro, chamado Rede Escola, cujo objetivo principal é a capacitação continuada e à distância, do corpo docente da Rede Pública Estadual.
A proposta do Programa Rede Escola, na Internet, é disponibilizar um amplo conjunto de temas concernentes às áreas de Física, Química, Biologia, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Língua Portuguesa, criando um canal permanente de interação entre os especialistas das diferentes disciplinas e o conjunto de professores.
A escolha dos temas foi norteada, não somente pelas necessidades curriculares do segundo grau, mas, principalmente, visando a modernização e atualização desse currículo em função das necessidades de uma sociedade mais informada e participativa.
Os autores dos temas e textos correspondentes são componentes da equipe de especialistas da Rede Escola.
São todos professores com experiência em ensino e pesquisa, que se propõem, através dos seus textos, colocar em discussão temas relevantes à proposta pedagógica.
Todos estão à disposição para maiores esclarecimentos, dúvidas ou sugestões, através do correio eletrônico ( e-mail ).
Além de informações bibliográficas, os textos contêm sugestões para que o interessado possa se orientar na navegação por sites disponíveis na Internet, de forma a complementar e ampliar os conteúdos abordados.
Apresentamos os textos da disciplina História:


NO TEMA 01 "PARA QUE SERVE A HISTÓRIA" , TEMOS O SEGUINTES ITENS:


1. APRESENTAÇÃO
2. A ORIGEM DA HISTÓRIA
3. O QUE É A HISTÓRIA
4. PARA QUE SERVE A HISTÓRIA
5. HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
6. A HISTÓRIA, O TEMPO E O ESPAÇO
7. SUGESTÕES DE ATIVIDADES
8. GLOSSÁRIO
9. BIBLIOGRAFIA


. No texto "Para que serve a História" pretende-se inicialmente discutir a origem da História, procurando definir a polissemia desta palavra, estabelecendo os seus sentidos mais usuais e historiando as diversas concepções existentes sobre a História.
. A seguir, na segunda parte do texto, procura-se estabelecer uma conceituação que forneça uma compreensão ampla acerca do conhecimento histórico, recuperando a crescente complexidade e especialização que a disciplina vem incorporando no seu processo de desenvolvimento.
. Na terceira parte do texto, pretende-se problematizar uma questão central da História, a que questiona o seu próprio objetivo, expressando uma posição sobre o papel do historiador neste final de século e de milênio.
. Na quarta parte do texto, faz-se uma síntese dos principais momentos da trajetória da História e da historiografia ocidentais, desde os seus primórdios, na Grécia antiga, passando pela Idade Média, a Idade Moderna até chegar aos séculos XIX e XX.
. Na quinta e última parte, estabelece-se algumas relações entre a História, o tempo e o espaço. Determinamos as diferenças entre tempo físico (cronológico) e tempo histórico e desenvolvemos a noção de duração, tão cara aos historiadores atuais. Criticamos a visão que durante muito tempo estabeleceu relações de determinação entre o espaço geográfico e as sociedades humanas.
. O estudo deste tema poderá se desdobrar na discussão sobre a periodização histórica, isto é, as diferentes divisões em períodos que os historiadores se propõem a fazer no tempo histórico e no tempo cronológico.
. Poderá também se dirigir para a caracterização do trabalho do historiador, enquanto um cientista social que produz novos conhecimentos sobre o passado e o presente e se deter na análise das suas matérias-primas - as fontes históricas e sua tipologia.


* NO TEMA 02 - "NAVEGAR É PRECISO", TEMOS OS SEGUINTES ITENS:

01. Apresentação
07. Os resultados da expansão européia
02. Paralelos possíveis
08. Sugestão de atividades
03. A razão das grandes navegações e descobertas
09. Notas
04. A expansão portuguesa
10. Bibliografia das ilustrações
05. A expansão espanhola
11. Bibliografia geral
06. A expansão francesa, inglesa e holandesa

* Apresentação -No texto Navegar é Preciso pretende-se analisar as Grandes Navegações e Descobertas, realizadas por algumas nações européias nos séculos XV e XVI, procurando contextualizá-las no tempo e no espaço.
. Na primeira parte do texto, busca-se estabelecer alguns paralelos entre a expansão européia do início dos Tempos Modernos e a conquista do espaço sideral, empreendida pelas superpotências mundiais, na segunda metade do século XX, assinalando suas semelhanças e diferenças.
. Na segunda parte, destaca-se e analisa-se as razões da referida expansão. E procura-se identificar as principais viagens e expedições dos dois ciclos que caracterizaram esta expansão, a partir da observação de suas rotas num mapa.
. Na terceira parte, busca-se identificar os aspectos centrais da expansão portuguesa, comentando as razões do seu pioneirismo e seus resultados.
. Na quarta parte, procura-se caracterizar a expansão espanhola, destacando o significado das viagens de Colombo.
. Na quinta parte, há uma síntese das características principais das expansões francesa, holandesa e inglesa.
. Na sexta e última parte, analisa-se os principais resultados da expansão européia, tanto para as sociedades européias, quanto para as sociedades da América, da Ásia e da África, que sofreram os seus impactos diretamente.
. O texto sobre a expansão européia pode conduzir ao estudo dos processos de colonização das áreas conquistadas nos três continentes pelos europeus, problematizando o encontro entre essas diversas sociedades e culturas.
. Poderá também se desdobrar na análise das sociedades européias durante o seu longo processo de transição do feudalismo para o capitalismo.









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POVOS INDÍGENAS DO BRASIL


O Brasil vai completar 500 anos no ano 2.000 e ainda desconhece e ignora a imensa diversidade de povos indígenas que vivem no país hoje.
Eles somavam de 2 a 6.000.000 de pessoas na chegada dos europeus. Hoje são cerca de 210 povos, com variados graus de contato, falantes de cerca de 170 línguas e dialetos conhecidos.
Totalizam uma população em torno de 280.000 indivíduos, distribuídos em milhares de aldeias em todo o território nacional.
Este site apresenta informações atualizadas e confiáveis sobre eles, para que possam ser melhor compreendidos e respeitados.

ÍNDICE:

povos indígenas | línguas | onde estão | quantos são | direitos | organizações de apoio organizações indígenas | fontes de informação








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REVISTA ONLINE "CABRAL, O VIAJANTE DO REI"


A revista online "Cabral, o Viajante do Rei" cujo objetivo principal é resgatar a vida do descobridor Pedro Álvares Cabral, procura trazer à tona os mais diversos aspectos do Descobrimento do Brasil, seus antecedentes e seus desdobramentos.
Este Site faz parte do Projeto Memória Projeto Memória - uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil e da Odebrecht- que tem por objetivo homenagear personalidades e fatos marcantes do cenário brasileiro, com a realização de ações culturais que visam a estimular o interesse dos cidadãos no cultivo, defesa e conhecimento desse patrimônio nacional.
Em 1997, o Projeto Memória celebrou os 150 anos do nascimento do poeta Castro Alves. Em 1998 concentra-se no escritor Monteiro Lobato, pela passagem do 50º aniversário da sua morte.
Para o ano 2000 o fato histórico a celebrar é o Descobrimento do Brasil, iniciativa que se integra à mobilização que ocorre para a comemoração da passagem dos 500 anos do nosso país.
Pedro Álvares Cabral, a quem a memória brasileira não tem dado o merecido valor, é o principal foco do projeto.
Cabral, o Viajante do Rei" partirá de extensa pesquisa e terá, como produtos finais, documentário (em vídeo, a ser exibido na televisão e distribuído para escolas e instituições), livro de cunho histórico-artístico, exposição itinerante (para estudantes da rede pública) e este site, destinado a ser o suporte do projeto ao longo da sua maturação e da sua realização.
Pretende realizar constante interface com o comitê responsável pela recuperação da Casa do Brasil/Casa de Cabral, em Santarém, Portugal, iniciativa que também faz parte da programação geral do Projeto.
Pretende manter estreito vínculo com a Câmara Municipal dessa cidade e com estudiosos e instituições de Belmonte, terra natal de Cabral.
Outras interfaces poderão ser criadas em função de informações futuras.
Em forma de revista especializada, o site pretende ser uma reunião de conhecimentos, interesses e paixões em torno de Cabral, sua personalidade e sua história.
Todas as pessoas e instituições que por qualquer caminho tenham interesse e iniciativas em estudos cabralinos são convidadas a integrar este website, que tem também, por objetivo, constituir uma base de dados referencial sobre o tema.

ÍNDICE:

1. o homem 2. casa de cabral 3. terra natal 4. centro de referencia 5. país descobridor de mundos 6. novo mundo 7. era uma vez - cabral pra crianças 8. a viajem 9. visualização e download 10. links








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GRAMSCI NO BRASIL


Além de divulgar trabalhos e informações sobre Gramsci e eventos relacionados à difusão de sua obra no Brasil, esta página tem por objetivo a publicação de manifestações políticas e culturais de um amplo espectro, unificadas pelo compromisso de possibilitar o avanço da crítica teórica e de defender a perspectiva democrática e socialista que caracterizou a obra e a ação política de Gramsci.
O único elemento comum a todos os colaboradores é a adesão à democracia política e aos valores socialistas da igualdade e da liberdade.
Neste sentido, Gramsci e o Brasil não tem qualquer filiação partidária, no sentido estrito da palavra.
Tampouco pretende representar essa ou aquela "ortodoxia", estando assim aberta para diferentes e até contrastantes leituras do pensamento do autor dos Cadernos do cárcere.
Trata-se de uma iniciativa intelectual, referenciada pelo marxismo de Gramsci e aberta a pessoas físicas com clara implantação no mundo da cultura e da pesquisa.
A página tem uma ligação direta com a International Gramsci Society - IGS, que é presidida pelo italiano Valentino Gerratana e que tem entre os seus vice-presidentes Carlos Nelson Coutinho, encarregado da IGS para a América Latina e o Brasil.
Anualmente, a IGS lança um boletim com importantes indicações bibliográficas, bem como notas e artigos a propósito de cursos, seminários e atividades em torno de Gramsci realizados em todo o mundo.
A inscrição nos quadros da IGS dá direito, entre outras coisas, ao recebimento deste boletim, editado por Joseph A. Buttigieg, professor da Universidade de Notre Dame (Indiana, Estados Unidos), que é o secretário-geral da associação.
A preocupação com a realidade brasileira é o outro eixo fundamental de suas atividades. A partir de categorias gramscianas -- mas não só delas --, procura manter no ar um variado material dedicado a esclarecer aspectos decisivos da tumultuosa fase de mudanças institucionais e econômicas por que passam o Estado e a sociedade brasileira.
Almeja assim contribuir para o estabelecimento de uma rede virtual, descentralizada e sem pretensão de exclusividade, na qual circulem informações, nasçam contatos, se refaçam pontos de referência comuns, de modo que, afinal, se mantenha viva, acesa e produtiva "a velha chama" democrática e socialista.
Convida os visitantes a colaborar com o envio de sugestões, críticas, notícias, informações e textos para publicação.
No caso dos textos, a inclusão dependerá do parecer da comissão que responde pela edição da página, formada por Luiz Sérgio Henriques (editor responsável), Carlos Nelson Coutinho e Marco Aurélio Nogueira(editores associados).

Possui os seguintes itens:

- quem somos
-Colaboradores
-bibliografia
-arquivo
- eventos
- textos
- link
- email


No Item "textos" há os seguintes textos:

- Revolução passivas - de Marco Aurélio Nogueira
- A dimensão política da reforma agráriaa - de Ruth Vasconcelos
- Gramsci: sua teoria, incidência no Braasil, influência no Serviço Social - de Carlos Nelson Coutinho
- Os 150 anos do "Manifesto" - de Luiz SSérgio Henriques
- A modernidade e as razões do "Manifestto" - de Marco Aurélio Nogueira
- O "Manifesto" - de Rubem Barboza Filhho
- Em busca do centro - de Luiz Sérgio Heenriques
- A reforma necessária - de Marco Auréliio Nogueira
- Vida que segue - de Luiz Sérgio Henriqques
- A Copa, a crítica e a vida - de Marco Aurélio Nogueira
- O Plano Real e o centro político - de Luiz Werneck Vianna
- Ainda a reforma do Estado - Marco Auréélio Nogueira
- A esquerda, a sua memória e a políticaa - Luiz Werneck Vianna
- FHC e a "reforma" do Estado - Carlos NNelson Coutinho
- Globalização e República - Luiz Wernecck Vianna
- Democracia, eleições e Poder Legislatiivo - Milton Lahuerta
- Os novos dogmáticos - Luiz Sérgio Henrriques
- Estado nacional: dissolução ou reinvennção? - Milton Lahuerta
- - O retorno da política - Luiz Sérgio Heenriques
- Eleições sem política - Marco Aurélio Nogueira
- A política como ameaça - Marco Aurélioo Nogueira
- A campanha e a guerra - Luiz Sérgio Heenriques
- Dilemas da esquerda pós-comunista - Raaimundo Santos
- A hora da virtù - Marco Aurélio Nogueiira
- Um liberal nos trópicos - Luiz Sérgio Henriques
- O uno globalizado e o Brasil - Eduardoo Salomão Condé
- Um itinerário intelectual no marxismo brasileiro - Raimundo Santos
- Weber e a interpretação do Brasil - Luuiz Werneck Vianna
- Questão agrária e reforma agrária - Raaimundo Santos
- Marxismo e "imagem do Brasil" em Floreestan Fernandes - Carlos Nelson Coutinho
- Gramsci: uma introdução - Valentino Geerratana
- O Gramsci do presidente - Marco Auréliio Nogueira
- Presença de Gramsci - Luiz Sérgio Henrriques
- Atualidade de Gramsci - Carlos Nelson Coutinho
- O social e o político em Gramsci - Iveete Simionatto
- A International Gramsci Society no munndo grande e terrível, e complicado - Giorgio Baratta
- Notas sobre imaginário social e hegemoonia cultural - Dênis de Moraes
- A revolução passiva em Gramsci - Luisaa Mangoni


- No arquivo constam os seguintes textoss:

-Seminários registram o ano gramsciano nno Brasil - Marco Aurélio Nogueira
-Alianças em novo estilo - Marco Aurélioo Nogueira
-Memórias da transição democrática - Marria da Conceição Tavares
- Caminhos de um novo sindicalismo - Luiiz Sérgio Henriques
- A Era FHC - Luiz Sérgio Henriques
-Pós-comunismo à italiana - Luiz Sérgio Henriques
-Galileu e o Brasil - Luiz Sérgio Henriqques
-As idéias fora do lugar - Luiz Sérgio HHenriques
-Colapso do trabalho? - Luiz Sérgio Henrriques
-Uma sociedade sem classes - Luiz Sérgioo Henriques
-Partidos anêmicos - Marco Aurélio Nogueeira
-Esquerda, eleições e crise - Luiz Sérgiio Henriques
-Mito e Brasil - Rubem Barboza Filho
> -Luz vermelha no Planalto - Marco Auréliio Nogueira
-Claro enigma - Luiz Sérgio Henriques -Alianças em novo estilo - Marco Aurélioo Nogueira
-Memórias da transição democrática - Marria da Conceição Tavares
-Caminhos de um novo sindicalismo - Luizz Sérgio Henriques
-A Era FHC - Luiz Sérgio Henriques
-Pós-comunismo à italiana - Luiz Sérgio Henriques
-Galileu e o Brasil - Luiz Sérgio Henriqques
-As idéias fora do lugar - Luiz Sérgio HHenriques
-Colapso do trabalho? - Luiz Sérgio Henrriques
-Uma sociedade sem classes - Luiz Sérgioo Henriques
-Partidos anêmicos - Marco Aurélio Nogueeira
-Esquerda, eleições e crise - Luiz Sérgiio Henriques
-Mito e Brasil - Rubem Barboza Filho
> -Luz vermelha no Planalto - Marco Auréliio Nogueira
-Claro enigma - Luiz Sérgio Henriques








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PATRIA GRANDE


Ótimo site mexicano que traz muitas informações e notícias sobre a realidade atual e passada dos países da América Latina com textos como:
- A dos anõs de la masacre en Lima
- Guatemala, memoria del silencio
- Iconografia de la revolución cubana - La guerra de yugoslavia - fe de errataas : texto de Eduardo Galeano
- 10 de abril de 1999 - LXXX aniversarioo del asesinato de Emiliano Zapata
- Augusto Pinochet: traición, genocidio,, tortura, desaparición de personas.
- Eduardo Galeano - Memoria del fuego - La Cia y el terrorismo de Estado en Ammerica Latina


Traz também relação com links de vários jornais, revistas, rádios da América Latina.







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SITE DE ALUNOS DE ECONOMIA DA UFMA


Home Page dos Alunos do 8º Período do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Maranhão.
Tem a proposta de ser um espaço para a divulgação de trabalhos dos construtores do site, de levar de forma simples, objetiva e direta discussões sobre problemas de ordem econômica mundial, nacional e principalmente do estado do Maranhão.

Pretende também divulgar trabalhos, pesquisas, monografias, artigos e outros estudos que demonstrem o potencial latente não só do Brasil, mas principalmente do Estado do Maranhão. Há ótimas sugestões de links entre os quais se destacam links sobre política com textos clássicos(Karl Marx, Karl Korsch, etc...) e modernos (Castoriadis, etc...)..

Destacamos um texto deste site: "As Reformas Institucionais do Período Militar." - de Alex Brito / Aluno do 8º Período do Curso de Ciências Econômicas da UFMA - analisando a reforma econômica e política deste período inaugurado em 1964.







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Questões

Prova Escrita de História da Cultura e das Artes
11.º/ 12.º anos de Escolaridade
Prova 724/2.ª Fase 8 Páginas
Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos
2008
Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével azul ou preta.
Não é permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar, de forma inequívoca, aquilo
que pretende que não seja classificado.
Escreva de forma legível a numeração dos grupos e/ou dos itens, bem como as respectivas
respostas.
Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um
mesmo item, apenas é classificada a resposta apresentada em primeiro lugar.
Antes de responder, analise todos os documentos apresentados.
Para responder aos itens de escolha múltipla, escreva, na folha de respostas:
• o número do item;
• a letra identificativa da alternativa correcta.
Para responder aos itens de associação, escreva, na folha de respostas:
• o número do item;
• o número identificativo de cada elemento da coluna A e a letra identificativa do único
elemento da coluna B que lhe corresponde.
Nos itens de resposta aberta com cotação igual ou superior a 20 pontos e que impliquem a
produção de um texto, o domínio da comunicação escrita em língua portuguesa representa
cerca de 10% da cotação.
As cotações dos itens encontram-se na página 8.
Prova 724 • Página 1/ 8
EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO
Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março
Prova 724 • Página 2/ 8
GRUPO I
Figura 1 – Pormenor do friso interior do Pártenon, século V a.C., mármore, Museu Britânico, Londres,
in http://commons.wikimedia.org
1. Seleccione a alternativa que indica o estilo e o tema do friso interior do Pártenon:
(A) Friso dórico, que representa a luta entre Lápitas e Amazonas.
(B) Friso jónico, que representa a procissão das Panateneias.
(C) Friso dórico, que representa a luta entre Titãs e Gigantes.
(D) Friso jónico, que representa a celebração das Grandes Dionisíacas.
2. Indique o nome do artista responsável pela decoração escultórica do Pártenon.
TEXTO A
«A ágora acolhia todos os aspectos da vida quotidiana dos atenienses. […] É neste recinto
público que atinge o seu auge uma das formas arquitectónicas mais populares da Grécia: a stoa,
um pórtico com colunas que ofereciam sombra e refúgio aos cidadãos. […] Nas stoas, as entradas
e saídas eram livres, as suas colunatas abertas delimitavam um espaço para o debate público e,
inclusive, filosófico.»
Nigel Spivey e Michael Squire, Panorama del Mundo Clásico, Barcelona, Ed. Blume, 2005 (adaptado)
3. Distinga as funções que conferiam importância à ágora na vida pública dos atenienses.
Figura 2 – Maqueta do extremo ocidental da ágora de Atenas,
in Robert Cook, Os Gregos até Alexandre, Lisboa, Editorial Verbo, 1971
1. Stoa de Zeus
2. Templo de Apolo Patros
3. Metroon (arquivos do Estado)
4. Tholos (refeitório)
5. Buleutério
6. Templo de Teseu
7. Arsenal
Prova 724 • Página 3/ 8
Figura 3 – Pormenor do relevo da Coluna de Trajano, 112-114 d.C., mármore, Fórum Trajano, Roma,
in M. Bonicatti, De la Grèce à Byzance, vol. II, Paris, Librairie Hachette, 1963
4. Analise a Coluna de Trajano nos seus aspectos formal e temático.
GRUPO II
Figura 4 – Fachada principal do Real Edifício de Mafra,
in Ana Lídia Pinto et al., Arte Portuguesa, Porto, Porto Editora, 2006
1. Indique, em relação ao edifício reproduzido na Figura 4:
• o século em que foi construído;
• o nome do rei que o mandou construir;
• o nome do arquitecto responsável pelo projecto.
2. Refira as diversas influências presentes nos elementos arquitectónicos do Real Edifício de Mafra.
Prova 724 • Página 4/ 8
TEXTO B
«O Neoclassicismo […] [é] uma reacção contra a frivolidade da arte e dos costumes da primeira
metade do século XVIII e contra as complicações do estilo rocaille ou “rococó”, condenado por
razões morais e estéticas. Os filósofos das “Luzes”, os autores da Enciclopédia, esforçam-se por
transformar a sociedade, quer pelo progresso científico e técnico […], quer por um regresso à
simplicidade e à pureza “primitivas”: sonha-se com um mundo melhor, com uma espécie de “idade
do ouro” governada pela razão natural e pela justiça. […]
Propõem-se à gente nova exemplos de virtude cívica, de dedicação ao bem público, [...] que na
arte se traduzem pela força plástica, pela simplicidade da composição, do desenho e da cor, e pelo
empobrecimento voluntário da técnica. O regresso ao antigo não passa de um meio de alcançar
este ideal: pedem-se assuntos morais à história da Grécia e da República Romana e uma
linguagem formal à arte greco-romana.»
Albert Châtelet e Bernard Philippe Groslier, História da Arte Larousse, 2, Lisboa, Civilização, 1985 (adaptado)
Figura 5 – Jacques-Germain Soufflot, Igreja de Santa Genoveva ou Panteão, Paris, c. 1755-61,
in http://pt.wikipedia.org
3. Estabeleça a relação entre o Iluminismo e a arquitectura neoclássica da segunda metade do século XVIII.
Na sua resposta deve abordar, pela ordem que entender, os seguintes tópicos:
• os meios e os locais de difusão das ideias iluministas;
• as influências clássicas presentes na estrutura arquitectónica neoclássica;
• a arte neoclássica como expressão da estética do Iluminismo.
Prova 724 • Página 5/ 8
GRUPO III
Quadro cronológico: período de 1902 a 1935/39
1. Identifique, com base na observação do quadro cronológico, o nome do grupo que viria a ser a referência
do expressionismo alemão.
2. Associe cada uma das personalidades da coluna A a uma das manifestações culturais, científicas e
artísticas da coluna B.
Coluna A Coluna B
1. Walter Gropius A. Teoria da Relatividade
2. Alexander Fleming B. Viagem à Lua
3. George Méliès C. Manifesto do Surrealismo
4. André Breton D. Casa da Cascata
5. Albert Einstein E. Publicação da revista De Stijl
F. Descoberta da penicilina
G. Fundação da Bauhaus
H. The Jazz Singer
Datas Eventos Históricos e Artísticos
1902 Filme mudo: Viagem à Lua
1905 Teoria da Relatividade
1909 Manifesto Futurista
1910 Implantação da República em Portugal
1910 «Der Blaue Reiter» (o Cavaleiro Azul)
1912 Descoberta da estrutura do átomo
1913 1.ª Exposição individual de Almada Negreiros
1914 Início da 1.ª Guerra Mundial
1915 Publicação da revista Orpheu
1917
Publicação de Introdução à Psicanálise
Publicação da revista De Stijl
1919 Fundação da Bauhaus, em Weimar
1924 Manifesto do Surrealismo
1927 Primeiro filme sonoro: The Jazz Singer
1928 Descoberta da penicilina
1935-39 Casa da Cascata
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TEXTO C
«Eu tenho 22 anos fortes de saude e de inteligencia.
Eu sou o resultado consciente da minha propria experiencia […]. A experiencia d’aquele que
assistindo ao desenrolar sensacional da propria personalidade deduz a apotheose do homem
completo.
[…] e creio-me, como portuguez, com o direito de exigir uma patria que me mereça. […]
Resolvei em patria portuguesa o genial optimismo das vossas juventudes.
Dispensae os velhos que vos aconselham para vosso bem e atirae-vos independentes prá
sublime brutalidade da vida. Criai a vossa experiencia e sereis os maiores.
[…]
Portugal é um paiz de fracos. Portugal é um paiz decadente:
1 – porque a indiferença absorveu o patriotismo.
[...]
É preciso criar o espirito de aventura contra o sentimentalismo litterario dos passadistas.
[…]
É preciso ter a consciencia exacta da Actualidade.
[…]
Finalmente: é preciso criar a patria portugueza do seculo XX.»
José de Almada Negreiros, «Ultimatum futurista às gerações portuguezas do Seculo XX» [1917],
in Portugal Futurista, Edição fac-similada, Lisboa, Contexto Editora, 1981
3. Caracterize as principais críticas produzidas por Almada Negreiros ao Portugal da sua época, no contexto
do movimento futurista europeu.
Figura 6 – Henri Matisse, A Alegria de Viver, 1905-1906, óleo sobre tela,
in V. Essers, Henri Matisse, Taschen Público, 2004
4. Analise a corrente pictórica reproduzida na Figura 6, integrando-a no quadro da mudança estética dos
princípios do século XX.
A sua resposta deve abordar, pela ordem que entender, os seguintes tópicos:
• rejeição da tradição académica;
• inovação temática, formal, cromática e técnica.
FIM
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COTAÇÕES
GRUPO I
1. ................................................................................................................... 5 pontos
2. ................................................................................................................... 5 pontos
3. ................................................................................................................... 20 pontos
4. ................................................................................................................... 20 pontos
50 pontos
GRUPO II
1. ................................................................................................................... 15 pontos
2. ................................................................................................................... 20 pontos
3. ................................................................................................................... 40 pontos
75 pontos
GRUPO III
1. ................................................................................................................... 5 pontos
2. ................................................................................................................... 10 pontos
3. ................................................................................................................... 20 pontos
4. ................................................................................................................... 40 pontos
75 pontos
TOTAL ...................................................... 200 pontos
Prova 724

Prova de HistóriaVestibulares UFRN 99 - HISTORIANET, a nossa história

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